TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRASIL II GETÚLIO

Por:   •  28/4/2019  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

            Oposição à República Oligárquica antes de 1930:

            Durante o governo de Epitáfio Pessoa, Arthur Bernardes e Washington Luís eclodiram em território brasileiro movimentos denominados como “Tenentistas”, suas duas revoltas podem ser datadas entre 1922 e 1924, esses eram de caráter político-militar e seus participantes provinham de jovens tenentes das forças do exército. Suas manifestações negavam o Regime Oligárquico e eram a favor de uma reforma no meio político.   

            Além disso, próprios membros da oligarquia também contestavam a forma de governo vigente. Isso ocorria pelo fato de serem diversas vezes de outros estados, os quais não participavam abertamente da escolha eleitoral e não mandavam na política. Eles estavam buscando, dessa forma, maior participação política.

           

            A Aliança Liberal:

 

            O Brasil continuou tendo seus presidentes eleitos a partir da política do “Café com Leite” até 1929. As eleições se realizariam no ano seguinte e Washington Luís, por ter sido escolhido por São Paulo deveria indicar um presidente que atendesse aos pedidos de Minas Gerais. Entretanto não o fez, escolhendo Júlio Prestes, paulista e sem nenhuma ligação com os políticos mineiros. Washington Luís tinha como objetivo nessa escolha dar continuidade a sua política econômica e financeira.

            Os mineiros descontentes com a situação decidiram fazer oposição à candidatura de Prestes. Minas Gerais e Rio Grande do Sul, agora aliados, organizaram-se e construíram um novo grupo, conhecido como “Aliança Liberal”. Assim promoveram a candidatura de Getúlio Vargas (RS) e seu vice João Pessoa (PB).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (22.9 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com