TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Salim

Por:   •  26/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Universidade Paulista – UNIP

Campus Araraquara

Curso de Pedagogia

PDCV - Psicologia do Desenvolvimento Ciclo Vital

 

 

Nadine Casuscelli – RA: D99AGD-7

Mariana Campos Spinelli – RA: N437JA2

Mariana Gabriel Ramos – RA: D8792A-8

Mariana Mainer Borges – RA: F04888-8

Maysa Cristina Correa – RA: F029JJ-0

 

Estudo de caso Salim (Situação Problema).

 

                                                                           Professora: Susilaine (Susi) 

Araraquara

2019 – 1º SEMESTRE

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho ira apresentar o caso de uma criança que se encontra na 3ª infância.

Ele tem 8 anos e esta no terceiro ano do Ensino Fundamental.

Na primeira infância de uma criança ela aprende por meio da observação, experimentação, sensório-motor, imitação, interfacção e estímulo. Já na segunda infância, ela observa o que esta em seu contexto social e aprende com isso, também há a formação de consciência moral por meio da internalização das regras e valores dos pais.

Na terceira infância, o pensamento do individuo vai se tornando mais objetivo.

Ao decorrer do trabalho ira ser exposto estudos com base em pesquisas pautadas no desenvolvimento humano, da primeira infância até a terceira infância, etapa onde Salim se encontra atualmente.


  1. DESENVOLVIMENTO

    Analisando o caso exposto, o primeiro aspecto a ser analisado é a dificuldade dos pais em como informar Salim sobre sua separação e como lidar com as reações do filho, levando em consideração a dificuldade que eles tem enfrentado em sua educação.

  1. O divórcio como fator traumático

Alguns fatores podem ser traumáticos para algumas crianças em seu desenvolvimento. Alguns efeitos negativos é o temperamento difícil da criança e o conflito conjugal excessivo. No começo do divórcio a criança costuma apresentar problemas no desempenho escolar e um comportamento mais agressivo, negativo e reprimido, podendo perder o interesse pela vida social. (Papalia D.E, pag.289, Desenvolvimento Humano)  

  1. Problemas apresentados por Salim em sua primeira infância

De acordo com o livro Desenvolvimento Humano (Papalia D.E pag. 156) “um bebê de dois meses que grita em protesto quando lhe é aplicada uma injeção provavelmente ficará enfurecido aos 19 meses quando um parceiro de jogo pegar um de seus brinquedos; um bebê de dois meses que recebe a injeção de maneira mais tranquila provavelmente irá suportar insultos posteriores sem fazer muito caso.”

  1. Influências genéticas e temperamentais

De acordo com o livro Desenvolvimento Humano da autora Papalia D. E.(p. 145), o ajuste entre o temperamento de uma criança e o estilo de educação dos pais afeta o desenvolvimento da criança. Essa interação entre a personalidade da criança e as condições criadas pelos pais demonstra a influência bidirecional de indivíduo e ambiente.

  1. Desenvolvimento Psicossocial nos três primeiros anos de vida (Temperamento)

Temperamento: Um bebê de dois meses que grita em protesto quando lhe é aplicada uma injeção provavelmente ficará igualmente enfurecido aos 19 meses quando um parceiro de jogo pegar um de seus brinquedos; um bebê de dois meses que recebe a injeção de maneira mais tranquila provavelmente irá suportar insultos posteriores sem fazer muito caso. (Página 156, desenvolvimento humano, Papalia D. E.)

  1. Primeiras Experiências Sociais (A criança na família)

Segundo informações apresentadas no livro Desenvolvimento Humano (Papalia D.E., p.158), os relacionamentos formados durante a primeira infância afetam a capacidade de formar relacionamentos íntimos durante toda a vida.

A influência também ocorre no outro sentido. As crianças afetam o humor, as prioridades, os planos e até mesmo o relacionamento conjugal dos pais.

  1. Desenvolvendo os apegos

Conforme é dito no livro da autora Papalia D.E. (Desenvolvimento Humano, p. 161), o apego é um relacionamento ativo, afetuoso, recíproco e duradouro entre duas pessoas cuja interação fortalece ainda mais sua ligação.

Como assinalou Mary Ainsworth (1979), pioneira na pesquisa em apego, é possível que “uma parte essencial do projeto básico da espécie humana seja o bebê tornar-se apegado à figura da mãe”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com