TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Salim

Por:   •  12/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

SITUAÇÃO PROBLEMA

Salamão e Romana chegam a consultorio em busca de orientação, para seu filho Salim de 8 anos, devido á situação de divórcio do casal. Para que possa aconselhar é necessário algumas informações:

Os pais relatam que Salim, aos 3 anos, sempre insistia em dormir com o casal, sob suplícios e soluços, e mesmo quando os pais negavam, Salim durante a madrugada ia para a cama dos pais e, sonolentos, permitiam.

Aos 5 anos começou a frequentar a escola, porém sempre exigia quem ia buscá-lo no fim do dia, e se quem o buscasse não fosse quem o selecionou, se recusava ir embora e fazia gritaria na escola.

A maior preocupação do casal no momento, além da separação do casal, é a mudança sócio-econômica e a ausência de Salomão com a transfêrencia de cidade.

Atualmente, Salim está no 3° ano do ensino fundamental, onde se encontra com dificuldade de aprendizado em língua portuguesa e matemática já relatado pelos professores e coordenadores do ambiente escolar, o que pode ser resultado de tristeza pela situação de separação dos pais; e ainda mantém poucas amizades na escola, já que possui uma postura inflexível durante as brincadeiras.

REFLEXÃO

Tendo em vista as situações passadas por Salim pode-se perceber que: Aos 3 anos, Salim, passou a expressar insegurança e ansiedade devido as negações do pais ao seu pedido de dormir com eles, porém, como os pais sempre sediam, Salim começou a possuir uma relação de dependência com os pais.

Aos 5 anos demonstrava traços de egocentrismo (comportamento natural devido a segunda infância), podendo ser notado através das exigências que tinha ao ser buscado na escola, e devido á falta de limites expostos pelos pais, tinha certa dificuldade de ser contrariado.

Agora aos 8 anos, Salim possa estar abalado pela situação de divórcio dos pais e resultando na sua dificuldade na escola, aonde pode ser percebido pelo sua dificuldade em compreender as matérias aplicadas; suas relações de convívio social parecem estar abalada também devido ao seu temperamento. Ao que parece, Salim, está passando por transtorno de conduta, pode ser notado pelo seu deficit intelectual, já que o transtorno também está relacionado ao baixo rendimento escolar, e ao seu temperamento explosivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com