TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO SALIM

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  5 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

CURSO DE PEDAGOGIA

KAREN R Z N

Estudo de Caso: Salim

Jundiaí - SP

2019

KAREN R Z N

Estudo de Caso: Salim

Estudo de Caso: Salim apresentado pelo curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Paulista Unidade Jundiaí, como forma de introdução a prática de pesquisa cientifica dos fenômenos do desenvolvimento da criança.

Prof. Dr. Rita Karina

Jundiaí - SP

2019

RESUMO

Estudo de Caso: Salim. 2019. Graduação em Pedagogia, Universidade Paulista, Jundiaí, 2019.

O desenvolvimento de Salim embora nos anos iniciais do seu ingresso a vida escolar tenha sido considerado “normal”, atualmente tem preocupado seus professores e seus pais. Pressupõe que não se trata de caráter neurológico ou fisiológico. A hipótese levantada seria de que o ambiente educativo social seja ele de ordem familiar ou escolar, tem tido grande impacto em seu desenvolvimento psicológico. Salim primeiramente era tido como o “centro do mundo”, seu egocentrismo é reforçado pelos pais e avós maternos. Diante do processo de divórcio dos pais, Salim tem a autoestima fragilizada. Assim posto, é necessário através do lúdico se aproximar e entender as necessidades de Salim, além de observar a socialização no ambiente escolar e familiar e aprofundar os relatados dos pais e professores. Reunir o maior número de dados sobre a hipótese da relação da vida familiar com o desenvolvimento fora do esperado para a idade de Salim, para que seja descartada a hipótese de transtorno mental ou cognitivo. O acompanhamento psicoterápico de um analista comportamental neste momento de transição de fases de desenvolvimento de Salim é de grande importância como facilitador para sua vivência e convivência no ambiente escolar, além de acolher e orientar a família de como conduzir a situação da melhor maneira possível para a saúde mental de todos os envolvidos.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Insegurança. Abandono. Ambiente educativo. Família.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 DESENVOLVIMENTO 6

2.1 HISTÓRIA 6

2.2 A Família 6

2.2.1 O Divóricio e o Impacto na vida de Salim 6

2.3 DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS ESPERADOS 7

2.3.1 Terceira Infância (por volta dos seis aos doze anos de idade) 7

2.4 REFLEXÃO 8

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos abordar os aspectos do desenvolvimento infantil, e, portanto, iremos mais a fundo no tema terceira infância conforme os fatores apresentados na situação problema. Salim é uma criança de 8 anos e 4 meses, observa-se que seus pais estão separando-se e buscam em conjunto atendimento psicológico, os mesmos criaram Salim de maneira permissiva, este apresenta vestígios de dificuldades na aprendizagem e, como consequência do meio, o menino Salim desempenha comportamentos particulares notados por parte da escola.

Os pais estão preocupados pelo fato de a escola solicitar a procura de ajuda especializada, pois nos anos iniciais da vida escolar de Salim, seu comportamento foi considerado “normal”, porém aos 4 anos de idade o mesmo passou a permanecer na escola o dia todo e durante a saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com