TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO SALIM

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

CURSO DE PEDAGOGIA

KAREN R Z N

Estudo de Caso: Salim

Jundiaí - SP

2019

KAREN R Z N

Estudo de Caso: Salim

Estudo de Caso: Salim apresentado pelo curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Paulista Unidade Jundiaí, como forma de introdução a prática de pesquisa cientifica dos fenômenos do desenvolvimento da criança.

Prof. Dr. Rita Karina

Jundiaí - SP

2019

RESUMO

Estudo de Caso: Salim. 2019. Graduação em Pedagogia, Universidade Paulista, Jundiaí, 2019.

O desenvolvimento de Salim embora nos anos iniciais do seu ingresso a vida escolar tenha sido considerado “normal”, atualmente tem preocupado seus professores e seus pais. Pressupõe que não se trata de caráter neurológico ou fisiológico. A hipótese levantada seria de que o ambiente educativo social seja ele de ordem familiar ou escolar, tem tido grande impacto em seu desenvolvimento psicológico. Salim primeiramente era tido como o “centro do mundo”, seu egocentrismo é reforçado pelos pais e avós maternos. Diante do processo de divórcio dos pais, Salim tem a autoestima fragilizada. Assim posto, é necessário através do lúdico se aproximar e entender as necessidades de Salim, além de observar a socialização no ambiente escolar e familiar e aprofundar os relatados dos pais e professores. Reunir o maior número de dados sobre a hipótese da relação da vida familiar com o desenvolvimento fora do esperado para a idade de Salim, para que seja descartada a hipótese de transtorno mental ou cognitivo. O acompanhamento psicoterápico de um analista comportamental neste momento de transição de fases de desenvolvimento de Salim é de grande importância como facilitador para sua vivência e convivência no ambiente escolar, além de acolher e orientar a família de como conduzir a situação da melhor maneira possível para a saúde mental de todos os envolvidos.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Insegurança. Abandono. Ambiente educativo. Família.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 DESENVOLVIMENTO 6

2.1 HISTÓRIA 6

2.2 A Família 6

2.2.1 O Divóricio e o Impacto na vida de Salim 6

2.3 DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS ESPERADOS 7

2.3.1 Terceira Infância (por volta dos seis aos doze anos de idade) 7

2.4 REFLEXÃO 8

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos abordar os aspectos do desenvolvimento infantil, e, portanto, iremos mais a fundo no tema terceira infância conforme os fatores apresentados na situação problema. Salim é uma criança de 8 anos e 4 meses, observa-se que seus pais estão separando-se e buscam em conjunto atendimento psicológico, os mesmos criaram Salim de maneira permissiva, este apresenta vestígios de dificuldades na aprendizagem e, como consequência do meio, o menino Salim desempenha comportamentos particulares notados por parte da escola.

Os pais estão preocupados pelo fato de a escola solicitar a procura de ajuda especializada, pois nos anos iniciais da vida escolar de Salim, seu comportamento foi considerado “normal”, porém aos 4 anos de idade o mesmo passou a permanecer na escola o dia todo e durante a saída da escola muitas vezes o familiar que ia buscar Salim era diferente, ocorrendo variações na rotina, provocando estresse na criança, e a reação a tal estresse era através de gritos e recusa de ir com o familiar.

Além disso, o menino apresenta alguns sinais de dificuldade com cálculos e escrita, troca as letras e espelha as palavras.

De modo geral, durante a terceira infância, de forma variável, as crianças apresentam características em seu desenvolvimento, e neste trabalho iremos observar essas características e trazer à tona os aspectos que o Salim deveria estar apresentando na sua idade e o que realmente acontece.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRIA

Salim foi uma criança desejada, sua gestação foi tranquila e, portanto, nasceu através de cesariana, com 38 semanas completas de gestação. A mãe de Salim, revela não ter se adaptado facilmente ao bebê, logo optaram por ter cama compartilhada com o filho até o mesmo completar dez meses, período de desmame.

A criança passou a frequentar a escola aos dois anos de idade. Aos quatro anos, passou a ficar o período completo na escola. No 3º ano do Ensino Fundamental, Salim não apresenta bom desempenho no ambiente escolar e enfrenta o processo de divórcio dos pais, Romana e Salomão.

2.2 A Família

Os pais de Salim procuraram em conjunto ajuda psicológica devido a apresentação de comportamentos incomuns no filho, notados pela escola. Entretanto, os mesmos estão passando por um processo de divórcio, claramente pode-se dizer que estes pais necessitam de ajuda também, afinal percebe-se que ambos passaram pelo processo de afirmação no período do casamento, incluindo realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com