TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Convento de Santa Maria Madalena

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

O Convento de Santa Maria Madalena

da austeridade às ruínas

O Convento de Santa Maria Madalena, sito no lugar dos Capuchos, freguesia de Évora de Alcobaça, concelho de Alcobaça, foi fundado em 1556. Por ordem do Cardeal Infante D. Henrique, abade comendatário do Mosteiro de Alcobaça. Numa antiga quinta do Mosteiro -a Quinta de Chiqueda-, construiu-se assim um convento que abrigava franciscanos capuchos, integrado na província da Arrábida da Ordem de São Francisco. Estes frades tinham em vista restituir à ordem de São Francisco a primitiva austeridade e rigor. Eram, por isso, pobres e mendicantes. Aqui viveram os frades capuchos até 1834, ano em que Joaquim António de Aguiar -apelidado de Mata-frades- decretou a extinção das ordens religiosas em Portugal.

A fundação de um convento de franciscanos dentro dos limites dos coutos de Alcobaça resultou do facto de aos monges cistercienses, de ordem contemplativa e sem contacto com o exterior e com a comunidade, a não ser em circunstâncias especiais, não competir dedicarem-se a actividades pastorais: de acção de evangelização. Assim, relatos dos cronistas do tempo contam como os frades capuchos auxiliavam as paróquias vizinhas. Eram os cistercienses que “custeavam a construção e reparação das igrejas, forneciam as alfaias para o culto litúrgico (missais, vasos sagrados, paramentos, imagens, sinos, etc.), sustentavam o clero e pagavam aos franciscanos pensões certas (que constituíam uma espécie de fundo de segurança, já que estes frades de acordo com os seus estatutos, viviam normalmente de esmolas).”

Hoje, o Convento da Madalena é conhecido entre o povo do lugar e das redondezas pela Capela do Senhor dos Aflitos. Há uma nítida linha recta e longitudinal que divide a propriedade da Igreja Católica (constituída pelo arraial ou alameda, Igreja, pequena sacristia e coro e calçada que lhe dá acesso) e a propriedade privada - todas as restantes dependências do antigo Convento. Depois da extinção das Ordens Religiosas, particulares vizinhos teriam adquirido - possivelmente no tempo da 1ª República as dependências abandonadas.

A religiosidade popular foi mantendo a Igreja, com a veneração da imagem do Senhor dos Aflitos e a lembrança de ali ter existido um convento deixou de existir para além do nome do lugar: Capuchos. A imagem de santa Maria Madalena desapareceu durante o século XX porque estava nas instalações dos privados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com