TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEFEITO DA HUMANIDADE

Por:   •  22/4/2022  •  Ensaio  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

O DEFEITO DA HUMANIDADE

O maior exemplo de preconceito cultural da história é na realidade a questão da escravidão e também a opressão da cultura negra não sóna africana, mas ...a população negra em geral. Entre 1501 e1870, mais de 12,5 milhões de africanos foram raptados, vendidos como escravos e transportados para o continente americano. Desses, 1 em cada 4 eram enviados para o Brasil, cerca de 4,8 milhões até a segunda metade do século XIX. Cerca de 20%, 1,8 milhão de pessoas, não chegaram ao destino – morreram de escorbuto, varíola, sarampo, sífilis, disenteria ou mesmo pela brutalidade dos traficantes. Muitas vezes os mortos jaziam por dias junto aos vivos nos navios negreiros até que fossem lançados ao mar. Nesse período, até mesmo o hábito dos cardumes de tubarões do Oceano Atlântico foi modificado, conforme aponta o jornalista Laurentino Gomes,(ano?)em seu livro “Escravidão”. Alguns africanos suicidavam-se pulando em alto-mar, e os que sobreviviam à travessia, que podia durar meses, chegavam às novas terras debilitados, subnutridos, doentes, machucados e, por vezes, cegos devido a infecções oculares.Os parágrafos muito grandes dificultam o entendimento, favor evitá-los.

O sistema escravocrata atingiu diversas áreas das relações sociais. Isso se estendeu para a situação doagregado e dependente de qualquer cor, a situação social do dependente estava marcada pela posiçãointermediária entre o senhor proprietário e o escravo obrigado a trabalhos forçados. Ele era um despossuídoformalmente livre, cuja única chance de sobrevivência era ocupar funções nas franjas do sistema como umtodo. (Inserir crédito, Jesse de Souza)Formou-se, antes uma ‘ralé’ que cresceu e vagou ao longo de quatro séculos: homens a rigor dispensáveis, desvinculados dos processos essenciais à sociedade. A agricultura mercantil baseada na escravidão,simultaneamente abria espaço para sua existência e os deixava sem razão de ser.

Havia a ideia de uma falsa harmonia na qual senhores brancos “cediam espaço” a alguns mulatos a quem se afeiçoavam, desde que não ameaçassem sua liderança. O mito da democracia racial consiste em transformar, no campo do discurso, essa situação de exceção em regra. Essa aceitação limitada somada à igualdade jurídica pós-abolição, que não se efetivou por não incluir a igualdade política de votar e se associar em busca de direitos, conduziu também a uma falsa ideia de meritocracia, pela qual os negros e os brancos estavam em condição de igualdade em oportunidades e recursos. Dividi os parágrafos, para que a leitura e o entendimento fiquem mais fluídos.

Atualmente?, com a abolição da escravidão, o preconceito mais frequente é o racismo, porém pode-se dizer que ainda há um sentimento de “Supremacia Branca" que se considera acima da população? E esse sentimento de supremacia branca não é racismo?. Obstante que a(luta contra o racismo estrutural da) população negra em um total já conquistou e continuacom esse contexto desfavorável do pós abolição até a atualidade, como o povo negro conquistou ou conquista degraus nessa escalada? Obama representa esse povo afrodescendente, com ancestralidade de escravos?(...numa escalada, a ponto de a maior superpotênciado mundo já foi ter sido presidida por um negro.E também ao falar (percebermos)que nos esportes a porcentagem de presença negra supera a quantidade branca. O Brasil é o país com a maior população negra fora da África em números absolutos.Segundo...(Que dado estatístico comprova isso? De que ano?). No entanto, essa população, que é majoritária na composição da sociedade brasileira, estáésub-representada em todos os âmbitos da vida social.

1.2 Preconceito Cultural (Os subtítulos estão muito amplos é interessante especificar, sobre que preconceito cultural irá discorrer)

O termo preconceito é um vocábulo que está associado à discriminação e as diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com