TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – Uniderp

BRASIL DE TODAS AS CORES

Nome: Mônica Martins

RA2305916047

Série: 1°

Goiânia.

2016.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. JUSTIFICATIVA 4

3. OBJETIVOS 4

3.1. Objetivo Geral 4

3.2 Objetivos Específicos 5

4. METODOLOGIA 5

5. CRONOGRAMA 7

6. AVALIAÇÃO DO PROJETO 8

REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

O Colégio Estadual Madre Germana está situado à rua dos sonhos, esquina com a Rua dos milagres (sem número) no setor Madre Germana II, no município de Goiânia, sob a jurisdição da Subsecretaria de Aparecida de Goiânia. Iniciou as suas atividades em agosto de 1998, o colégio possui 16 salas de aulas, coordenação, secretaria, biblioteca, sala de vídeo. Oferece desde o 6° Ano do ensino fundamental até o 3° Ano do Ensino Médio, tendo cerca de 30 professores que alternam entre o período matutino, vespertino e noturno. Possui cerca de 1.300 alunos distribuídos entre os três períodos. Os professores dessa escola possuem formação adequadas às aulas que ministram, muitos desses professores moram na região.

Os alunos são majoritariamente filhos de trabalhadores de baixa renda, o que leva a vivenciar os diversos problemas que atualmente são muito frequentes em outras unidades escolares por todo o nosso país, tais como indisciplina, dificuldade de aprendizagem, tráfico de drogas nas redondezas da escola, uso por alguns alunos e até mesmos pelos responsáveis e um alto índice de desemprego.

Já o desenvolvimento intelectual de nossos alunos condiz com a média intelectual dos demais alunos por todo o Brasil, considerando-se a situação socioeconômica da comunidade, e principalmente ao baixo nível cultural, já que hoje em dia nossos jovens escrevem e tem uma leitura cada vez mais precária, em virtude do excesso de contato pelas redes sociais. Solicitar a interpretação, compreensão, ou a escrita de um texto mais elaborado, ou uma quantidade mínima de 30 linhas é querer o impossível.

2. JUSTIFICATIVA

Esta unidade escolar buscar trabalhar com a inclusão social, tendo por princípio o respeito às diferenças individuais, onde buscamos valorizar cada pessoa para que haja uma convivência e coexistência pacífica dentro da diversidade humana, para assim estimularmos a aprendizagem dentro de um processo cooperativo. No nosso corpo discente encontra-se aqueles que são apáticos, agressivos, hiperativos, desinteressados, com deficiência motora, deficiência visual, deficiência auditiva, entre outros que precisam de professores de apoio, e que já apresentaram laudos médicos onde constatam suas necessidades. E com todos estes problemas ainda nos faltam algumas adequações físicas e de profissionais qualificados para assim melhor atendê-los.

Propõe-se aqui viabilizar a construção de um desafio profissional para ser trabalhado no ensino médio (1°,2° e 3°Ano) para que as diferenças sejam reduzidas com o intuito de cumprir o dever que nos é atribuído através da legislação e assim buscar oferecer um ensino de qualidade, conforme está assegurado nas declarações internacionais e nacionais, a todos os alunos que aqui se matriculam e que buscam um aprendizado, que possa proporcionar o exercício da cidadania, garantindo os seus direitos constitucionais de aprendizado. Muitas vezes desenvolve-se na escola atividades superficiais acerca da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. A partir de 2003, a Lei 10.639 torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena. Sendo assim o desafio tem como objetivo, além de promover a integração entre diferentes disciplinas despertar o educando para as diferenças existentes no Brasil.

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

Introduzir a história do negro e do índio no Brasil, fazendo com que os alunos do ensino médio valorizem a cultura e os costumes trazidos da África e incorporados à cultura brasileira, bem como os costumes dos indígenas brasileiros. Desenvolver a percepção do aluno para o Brasil feito de várias cores, desenvolvendo assim a auto- estima e o respeito ao outro.Importante não apenas na vida escolar, mas também na vida profissional, religiosa etc.

3.2 Objetivos Específicos

• Construir autoestima dos afro-brasileiros e dos indígenas por meio de relações mais humanitárias, conscientizando-os de que cada etnia, por meio de sua cultura contribui para a formação de um povo único.

• Despertar nos alunos do ensino médio a atenção para a diversidade da raça humana.

• Tornar os educandos do ensino médio cidadãos capazes de garantir a igualdade de direitos entre as etnias, ampliando assim o senso crítico em relação aos problemas enfrentados pelos afro-brasileiros, africanos e indígenas.

• Proporcionar momentos com atividades lúdicas que desenvolvam a atenção, concentração e socialização dos educandos.

• Promover encontros para troca de experiências e sugestões entre os professores.

• Possibilitar uma maior comunicação entre a escola, a família e a comunidade escolar como um todo.

Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento na escola para toda a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com