TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPAÇO COMO BASE PARA O CONHECIMENTO

Por:   •  16/9/2020  •  Resenha  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Lucas Miquilini

Matrícula: 14101568

Resenha 5: Tempo-Espaço como base para o conhecimento

Texto: Escritos sobre a história, de BRAUDEL,F.

        O texto trata da relação entre a história e a construção do conhecimento através do tempo pelos olhares das ciências que a estudam. Falar sobre tempo histórico é sempre algo complexo, acontecimentos de 100 anos podem ser ainda considerados recentes, se comparados ao tempo total que a história do mundo possui, entretanto, existem acontecimentos de apenas 5, 10 anos que historicamente ocorreram “ontem”.

O autor trabalha a questão da história de tempo curto e a história secular, sendo a primeira algo mais objetivo, impulsionada pela lembrança e descrição de grandes acontecimentos pontuais, muitas vezes esquecidos ao longo dos anos. A história secular se encaixa em algo construído ao longo de um período, permite que explique o mundo como é hoje através de uma análise de como este se desenvolveu.

        A economia é agente importante na construção histórica. Segundo o autor, ajuda a história a ser construída de modo estruturado, explanando seus diferentes ciclos e interciclos, proporcionando riquezas de detalhes que permitem estudos científicos para explicar diferentes períodos que causaram mudanças importantes no mundo, como por exemplo, a Segunda Guerra. A economia enquanto importante ciência para a construção histórica é utilizada pelo autor para fazer parâmetro com a história de tempo curto, que apesar de não ser considerada algo de fato ruim, tem sua importância diminuída em virtude de não alimentar a história enquanto ciência, justamente por tratar de questões atuais e marcantes.

        Modelos e sistemas que vigoraram na coordenação mundial são importante elemento de estudo histórico, ajudam a explicar o comportamento da população e suas decisões baseadas nos meios em que estavam inseridos. Apesar de sua importância, os erros e falhas dessas governanças servem para mostrar as necessidades de mudança que foram necessárias ao longo do tempo e os questionamentos que ocasionaram a troca de modelos/sistemas quando estes se tonaram insustentáveis para a contínua evolução da humanidade.

        Para o autor, a comunicação é o que permite que a população avance e acima de tudo possa produzir a ciência necessária para o estudo da história humana. Cada ciência vai olhar a história de sua própria perspectiva, entretanto, inevitavelmente a sociologia vai encontrar a economia, que irá encontrar outra ciência e assim por diante. Por este motivo, a historia para o autor é considerada de todas as ciências. A observação e a pesquisa inseridas no campo científico devem ter cada vez mais importância para permitir o surgimento de novos modelos, novas explicações e novas formas de fazer história.

        A importância de se observar a história humana por diferentes ciências é que cada uma irá trazer a sua visão e complementará a deficiência de outra ciência, dentro de um campo histórico em que esta não possuir conhecimento suficiente para explicar. Cada ciência continuará estudando a sua parte da história, sem a necessidade de alguém se torne especialista em todas elas.

        O autor conclui dizendo que as ciências se complementam ao afirmar que a economia conta a história e com a análise histórica para construção de seu conhecimento. A economia conta a história atual, com uma análise do que poderia ter sido, estudando diversas possibilidades baseadas em fatos e decisões históricas e buscando sempre mostrar o que pode ocorrer no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com