TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DO ARTIGO SAÚDE E DOENÇA

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÕES DE POLITÍCAS DA SAÚDE                               Profª: LUANA MARTINS

ASSUNTO: ESTUDO DO ARTIGO SÁUDE E DOENÇA                                       DATA: 20/03/2018

NOMES: Amanda Pimentel - 201803076763;                            Andressa Gomes – 201509088113;

 Bianca Silveira -  201803076313;                                                Giullia Zimbardi – 201803076186;

 Hugo França - 201803330767                                                      Larissa Alencar – 201803076712;

 Letícia Trindade – 201803127538;                                             Mariana Ferreira – 201803081368;

 Marcela Pereira - 201803280034;                                              Rachel Santos - 201802284435;                                                    

 Rayanne Antunes -  201803076755;                                           Sophia Alves 201803076658;                                                        

  Stela  Tavares -  201803095113;                                                 Tuani  Machado -  201803076641;                                                      

  Thaysa Amorim - 201803416661.              

DOENÇA

   Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando seu estado normal de saúde.

    Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado em que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores:

Endógenos: Pelo próprio organismo (internos). Ex: Alzheimer, Tireoide, Lupos.

Exógenos: Pelo ambiente (externos). Ex: Zika, Dengue, Febre amarela.

    A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim, os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece.

 SAÚDE

 Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa condição física e mental.

  Além da disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem estar social entre os indivíduos.

   A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos alimentares e outros comportamentos que podem ser benefícios ou prejudiciais.

  Ela é silenciosa, geralmente não a percebemos em sua plenitude; na maior parte das vezes apenas a identificamos quando adoecemos.

 HISTÓRICO

 A saúde nem sempre foi tratada e definida como é atualmente, ela já foi conceituada a partir de diversas visões do mundo, numa construção social e histórica, saindo do conceito simples da ausência de doença para um conceito amplo com várias dimensões, tais como biológica, comportamental, social, ambiental, religiosa, política e econômica.

  Partindo da concepção religiosa que exerceu grande influência na política na Idade Média, seguindo o ensinamento bíblico a doença era tratada como um castigo divino, e os doentes eram isolados. Posteriormente com o aparecimento de novas doenças levou o entendimento divino a ser questionado, fazendo alguns estudiosos passarem a acreditar que as doenças poderiam passar de uma pessoa para a outra, iniciando a ideia de que havia formas de evita-la. Por uma visão mais racional da doença, foi possível pensar maneiras de se prevenir algumas enfermidades e conter o contágio de outras, uma delas foram as vacinas.

   A partir do crescimento desordenado das cidades e dos núcleos de trabalhadores que nem sempre contavam com as mais perfeitas condições de habitação, saneamento básico, surge a influência do contexto social na saúde da população, uma preocupação com a influência das condições de vida na saúde do indivíduo. Com isso surge o termo medicina social que foi registrada na metade do século XIX.

   Após o período do surgimento do capitalismo e com novas descobertas, que a saúde passou a ser biomédica centrada na doença e não no indivíduo.  Porém com o passar do tempo a saúde alternativa e a visão inteira da saúde voltaram a ser defendidas por muitos profissionais da saúde, para tanto,  passou-se a tratar a saúde como um conceito positivo e não tão somente como conceito de ausência de doença ,que dizia na definição de saúde pública no ano de 1920 que saúde pública era a ciência e a arte de prevenir doenças e incapacidades, prolongar a vida e desenvolver a saúde física e mental, através de esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio ambiente, controle de infecções na comunidade, a educação sobre higiene pessoal e a organização de serviços médicos .

Até finalmente em 1946, surge o atual conceito de saúde proposto pela Organização Mundial da saúde.

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

   O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a  e a saúde de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, a determinação do estado de saúde de uma pessoa é um processo complexo que envolve diversos fatores. Diferentemente da teoria da uni causalidade, muito aceita no início do século XX, que considera como fator único de surgimento de doenças um Agente etiológico- vírus, bactérias, protozoários -, o conceito de saúde-doença estuda os fatores biológicos, econômicos, sociais e culturais e, com eles, pretende obter possíveis motivações para o surgimento de alguma enfermidade.

    O conceito de multicausalidade não exclui a presença de agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças. Ele vai além e leva em consideração o psicológico do paciente, seus conflitos familiares, seus recursos financeiros, nível de instrução, entre outros. Esses fatores, inclusive, não são estáveis; podem variar com o passar dos anos, de uma região para outra, de uma etnia para outra.

  Nessa  trajetória, o  conceito  de  saúde  vem  sofrendo  mudanças,  por  ter sido  definido  como  “estado  de  ausência  de  doenças”;  foi  redefinido em  1958,  pela  Organização  Mundial  da  Saúde  (OMS),  como  “estado de completo bem-estar físico, mental e social”, passando de uma visão mecânica  da  saúde  para  uma  visão  abrangente  e  não  estática  do processo saúde-doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com