TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado de Gana

Por:   •  23/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.232 Palavras (17 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 17

Índice

Introdução        3

1. O Estado do Ghana        4

1.1 A Origem        4

1.2 A Organização Política e Administrativa        5

1.3 A Economia do Estado do Ghana        5

1.4 A Organização Sócio-Cultural do Estado do Ghana        6

1.5 Apogeu e Declínio        6

2. O Estado do Mali        7

2.1 A Origem        7

2.2 A Organização Política e Administrativa        8

2.3 A Economia do Estado do Mali        8

2.4 A Organização Sócio-Cultural do Estado do Mali        9

2.5 Apogeu e Declínio        10

3. O Estado de Songhay        10

3.1 A Organização Política e Administrativa        11

3.2 A Economia do Estado do Songhay        12

3.3 A Organização Sócio-Cultural do Estado do Songhay        12

3.4 Apogeu e Declínio        13

Conclusão        14

Referencias bibliográficas        15

Introdução

O presente trabalho pretende fazer uma abordagem acerca dos reinos no Sudão ocidental (O Estado de Ghana, o Mali, e o Songhay) importa referir que A formação de reinos no Sudão foi, em certa medida, incentivada pelo comércio transaariano de cereais e outros produtos agrícolas, além de âmbar, pimenta, marfim e escravos, que eram trocados por cavalos, sal, cobre, conchas, panos de algodão e tâmaras. As aldeias que se tornaram pontos comerciais entre os povos do deserto e os do Sael procuraram controlar esse comércio, passaram a cobrar tributos e desenvolveram atividades, como a fabricação de utensílios de carga de animais, manufaturas e hospedagem.

Objetivo geral

  • Descrever A Evolução, a Organização Política A Origem e a Formação dos Estados: caso dos Impérios de Gana, Mali Songhay

Objetivo específico

  • Avaliar As Causas da Decadência dos Primeiros Estados de  Sudão Ocidental.
  • Comparar Os níveis de desenvolvimentos de cada Estado de Sudão Ocidental;
  • Analisar As manifestações sócio-culturaldos Estados de Sudão Ocidental até século XV.

Metodologia

Para elaboração desse trabalho usaremos a pesquisa bibliográfica que é desenvolvida com base em material já elaborada, construída principalmente de livros e artigos científicos.

1. O Estado do Ghana

Segundo KI-ZERBO (2009, p.133), Este é o primeiro império negro conhecido com bastante precisão, dispomos por isso em primeiro lugar das fontes árabes, as principais das quais são Ibn Hawkal e Al Bakri. O primeiro, que provavelmente viajou de Bagdade  Iraque, médio oriente até a margem do rio Níger em todo caso até Awdaghost em 970, e não hesitou em dizer do imperador do Ghana é o mais rico do mundo por causa do ouro

O Estado do Ghana, estava localizada na região da África Ocidental, ao norte das duas curvas divergente do Senegal e do Níger. Compreendia essencialmente o Auker ao norte e o Hodh ao sul. Este estado era chamado com frequência o Uagadu (o Estado dos rebanhos).

Localizava-se aproximadamente entre os atuais estados de Mali e Mauritânia, possui o ouro como sua principal fonte de riqueza. Logo virou objeto da cobiça por parte dos árabes que o trocavam por tecidos, cobre e sal, entre outros. Além das trocas comerciais, Gana era um campo fértil para a expansão do islamismo, religião adotada por vários dirigentes, convertidos pela fé, ou por interesses comerciais. (MACEDO, 2008)

A localização e seu poder hegemônico garantiam um fluxo comercial contínuo, articulando saarianos e sul saarianos, ou seja, conseguiam explorar uma importante região de comercio. Assim, do Norte vinham o cobre, cauris (os búzios), tecidos de seda e algodão e o sal, que eram trocados por marfim, escravos e ouro.

1.1 A Origem

Império Ghana foi o mais antigo Estado negro que se conhece, fundado no século IV, e conquistou uma grande área onde exerceu dominação política e econômica, ao sul do que hoje conhecemos por Mauritânia, Senegal e Mali. Foi um núcleo formado pelos povos conhecidos como soninkê.

Inicialmente Ghana era o título dado ao governante que atribuía sua soberania aos povos dominados. Ghana conheceu seus tempos áureos após 790, quando o poder esteve sob o controle da dinastia Cissê Tunaka, exercido de forma matrilinear. Do século IX ao século XI a hegemonia de Ghana foi reconhecida.

De forma detalhada avancemos em referir que na região entre os rios Senegal e Níger, os Soninques, desde sec.IV, fundaram pequenas cidades, mas já no sec.VII, a região era conhecida como Império de Gana.

Os Soninques chamavam a sua região de Wagadu, mas os berbere (povos de Magrebe), vindouros no sec.VIII, a chamavam de Ghana, pois era esse o titulo do rei da região (ghana: ´´rei guerreiroˮ). Por ter grandes jazigos de ouro, Ghana também teve a designação ´´ Terra de Ouro´´. (MACEDO, 2008)

1.2 A Organização Política e Administrativa

Esse era um reino notável pela organização administrativa, com subdivisões no governo, sistema de cobrança de impostos, espécies de províncias e organização política. Na economia local, as principais actividades eram o comércio com os árabes, a agricultura, a pecuária e a mineração. O Reino de Ghana esteve no governo até o ano de 1240, que foi quando o Rei Sundiata Keita, do Reino de Mali, conquistou o poder.

O chefe do Ghana anteriormente chefe do seu clã Cissé, passa a dirigir os destinos os Sarakolés, com um aparelho de Estado Administrativo Centralizado.

Eles acumulavam todos poderes nas suas mãos, tais como: Políticos, Mágicos-Religiosos, Económicos, Administrativos e sócio-culturais. Ele era o dono do Ouro, era ele que repartia entre as famílias, na estação seca, os lugares auríferos a serem explorados e se encarregava das cerimónias religiosas necessárias para afastar os malefícios ligados à exploração do ouro. (KI-ZERBO, 2009, p.138)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (412.9 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com