TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estilo Gotico

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Os estilos arquitetônicos Gótico e Românico

Nomes:

Claudio Neto - C040IF-2

Limeira, 27 de novembro de 2015

Catedral Gótica

Introdução – A Arquitetura gótica Gótica[pic 2]

A Catedral de Notre-Dame de Paris é, sem dúvida, um dos maiores símbolos da cidade, sendo um dos principais pontos turísticos de Paris e do Mundo. Apesar de não ser a maior catedral na França, é um dos seus mais notáveis exemplos de prédios erguidos    e ornamentados com a influência da ​​arte gótica.

O Bispo Maurice de Sully começou a construção dessa nova catedral de 1163 no local de uma antiga basílica dedicada a Saint Etienne.  O edifício coincidiu com um período de prosperidade e crescente domínio da cidade, de modo que o trabalho deve refletir este poder. Assim, o edifício foi interrompida por problemas econômicos, mas foi terminado ao longo do século XIV, depois de muitas modificações e intervenções de renomados arquitetos e artesãos.

A Catedral sofreu numerosas modificações e restaurações, principalmente realizadas em 1844 por Viollet-le-Duc e Baptiste Lassus, que durou 23 anos. Mais recentemente, em 1965, de acordo com as escavações catedral revelou a existência de catacumbas de quartos romanos e medievais.

Como curiosidades temos que Victor Hugo escreveu em 1831 o romance "Notre Dame de Paris", de modo que sua ilustração poética da arquitetura da catedral permitiu que muitos descobrissem de maneira diferente. Em 1804, Napoleão Bonaparte foi coroado imperado da França na catedral e em 1909 Joana d'Arc foi beatificada na mesma catedral, tal sua importância.

Entre as catedrais góticas, esta é dedicado à Virgem Maria, e sua imponência se dá devido ao seu grande tamanho, pela regularidade e sobriedade do seu design elegante e pela introdução de um novo elemento técnico, o arcobotante, presente em destaque no local

Localização

A Catedral de Notre Dame está localizada na parte oriental da Ile de la Cité que, pela sua situação defensiva foi o berço cidade de Paris, ela está rodeada pelo rio Sena, com presença de jardins nas partes posterior e anterior de sua fachada. É importante frisar que a Catedral é o Marco Zero de toda a Capital francesa.

Conceito

Há ainda uma dualidade nesta catedral de influências estilísticas: primeiro, que lembra a Norma românica, com a sua forte e compacta unidade, por outro lado, o uso da inovadora e evolucionista arquitetura góticas, que dão ao edifício uma leveza e sintoma aparente facilidade de construção vertical. O peso da sua estrutura é muito grande, sendo seu esqueleto visível apenas a partir do exterior da catedral.

A planta é demarcada pela formação da cruz romana orientada a ocidente, de eixo longitudinal acentuado, e não é visível do exterior. A cruz está "embutida" no edifício, rodeado por uma dupla ambulatorial, circulando no coro, na parte superior (para leste) e se estendendo paralelamente a um corredor.

Além do plano em forma de cruz, a catedral tem uma fachada de 40 metros de largura, um comprimento de 130 metros e uma altura máxima de 69 metros. Contém cinco corredores, 37 capelas, três rosetas com 13,5 metros de diâmetro cada e um total de 113 janelas.

Fachada[pic 3]

A fachada da igreja de Notre Dame tem três portais. O primeiro, o Portal do Juízo Final, o mais importante, localizado no centro, mostra esculturas representando a ressurreição dos mortos, um anjo com uma ponderação de equilíbrio entre virtudes e pecados e demônios que tomam as almas dos pecadores, as quais foram projetadas para criar um grande peso no inconsciente popular e um temor a Deus na Idade Média. Os dois portais laterais foram consagrados à Virgem Maria e a Santa Ana, e possuem menor importância.

A frente da Catedral tenta equilibrar a verticalidade das duas torres, que correspondem a corredores duplos do templo, com a horizontalidade das bandas e galerias decoradas. Sua proporção serve duas praças que se destacam no meio da sua altura. O eixo vertical de simetria se divide em seis quadrados e a relação entre a altura e a largura é de 3:2.

Cerca de 20 metros acima do solo, uma galeria com 28 estátuas sobe acima dos portais, com cada estátua possuindo 3,5 metros de altura, representando os 28 reis da Judéia que precederam a vinda de Jesus Cristo. Das estátuas medievais originais apenas fragmentos foram destruídos, como no período da Revolução Francesa, no qual essas estatuas foram destruídas, pois se acreditava que representavam os monarcas franceses.

Acima do portal central destaca-se a grande roseta circular de vitrais, com quase 10 metros de diâmetro, sendo um dos destaques da fachada, talvez aquele que mais salte aos olhos dos admiradores do local. No entanto, este vitral não é o maior da catedral, pois as fachadas norte e sul têm janelas de 13 metros de diâmetro. Acima da rosácea, uma fileira de colunas e, em seguida, as duas torres sineiras completar o lado oeste.

Eles também enfatizam nesta catedral, gárgulas das fachadas.

[pic 4][pic 5]

Estrutura

Para a Catedral se coloca um novo tipo de construção, através dos arcobotantes, que são construções em formato de meio arco, utilizadas em larga escala a partir dessa construção, para apoiar as paredes e abóbadas. [pic 6]

Os Arcobotantes foram introduzidos em 1175, quando realizou-se  preparativos para escorar as abóbadas do corredor. Para começar a trabalhar no corredor principal, foi decidido aumentar a sua altura de 2 metros, Isso fez com que o sistema de suporte da abóbada principal, através dos telhados fosse insuficiente, sendo esse problema resolvido com o uso de contrafortes externos, já utilizado no início do século XII.

Os contrafortes do corredor seguram as paredes em dois níveis: um braço estabiliza a parede interna , contrapondo os peso das abóbadas e o braço inferior segura as paredes exteriores.

Devido à altura da igreja e a finura relativa das suas paredes (1 metro em média), foi necessária a colocação de pilares externos para segurar o peso da abóbada. Devido ao projeto, as cargas estão concentradas em determinados pontos, pilares, permitindo  o uso de paredes finas com grandes vitrais, que sustentam pouco peso. É importante salientar que no século XIII, as janelas estavam eram fechadas apenas com grades de modo a se obter a maior incidência de luz natural no local, característica que foi melhorada com a introdução do estilo gótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (794.4 Kb)   docx (760.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com