TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estímulo à Contratação de Mulheres

Por:   •  15/2/2021  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

O estímulo à contratação de mulheres

     A Argo Menthor está enfrentando um problema com contratações de mulheres em sua nova filial em Dubai, onde busca por um projeto estruturado para resolver o mesmo.

     Para auxiliar na solução deste problema, a equipe TALAO buscou utilizar como referência a empresa Dow, que obteve sucesso em seus programas de incentivo à igualdade de gênero, adotando e logo após abolindo o sistema de cotas, onde acreditavam que as cotas funcionavam como um despertar para que as pessoas entendam a importância da representatividade e de diversidade na companhia, porem com o tempo isso não faria mais sentido, pois, se tornou uma parte cultural da empresa.

     Buscando pela diversidade e inovação em sua companhia, a Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários que está no mercado há 120 anos, buscou aumentar a participação de mulheres na alta liderança. A empresa acredita que, para contratar os melhores talentos, não pode deixar a diversidade que é uma das suas maiores premissas de lado.

     Foram criadas algumas estratégias utilizadas pela Dow para alcançar 60% de mulheres na Liderança:

- A primeira estratégia foi a adoção de contratação de mulheres (já que as mulheres são mais de 50% dos ingressos na faculdade), e assim garantindo que essa proporção seja similar nas contratações.

- Hoje, lideres de ações voltadas para as mulheres na companhia, acreditam que o esforço para estimular a diversidade não está na contratação, mas sim no processo seletivo e no desenvolvimento profissional.

- A Dow, busca candidatos diversos, mas somente contrata e promove os melhores, sendo que para qualquer vaga é necessário que 50 % sejam mulher.

- A Companhia criou grupos de discussão, voltados especialmente para mulheres com os temas de desenvolvimento de liderança, networking e balanço entre vida pessoal e profissional.

- De extrema importância, os líderes passaram a ter um treinamento anual de viés inconsciente, onde se identifica pequenos preconceitos que podem ser tratados.

- Há mais um programa que visa identificar mais cedo futuros líderes e garantir o seu desenvolvimento. Com 50% de mulheres e 50% de homens. O Objetivo além de desenvolver mulheres é também estimular o debate entre pessoas diferentes (uma mulher mais nova pode ajudar a entender a mentalidade das gerações mais jovens, por exemplo).

- A Dow, busca replicar as ações também para estimular o publico GLBT, pessoas deficientes e afro-descendentes.

Justificativa

     O case de sucesso da equipe TALAO se baseou no estímulo à contratação de mulheres.

     A equipe decidiu escolher a empresa DOW por se tratar de uma empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, e que de alguma forma possui um ramo de negócio que precisa de serviços como o prestado pela Argo Menthor e por também acreditarem que a capacidade de inovação está intimamente ligada à diversidade.       Trata-se de duas multinacionais que possivelmente passa ou já passaram pelas mesmas dificuldades quando se trata de contratações de mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com