TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Liberalismo e Neoliberalismo

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  204 Visualizações

No que diz respeito ao liberalismo  ,podemos afirmar ser  uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929 sendo essa doutrina correspondia às expectativas do capitalimo industrial e tinha como príncipios :liberdade individual;direito à propriedade privada;respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.

O neoliberalismo acontece no  século XX, por volta de 1970 . O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus princípio básicos são:Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador; políticas de privatizações; abertura econômica.

No Brasil iniciou-se durante o governo Collor, na década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. Estas medidas indicavam que o governo estava no caminho certo, ao diminuir a inflação que havia atingido patamares elevados no final da década de 1980 e início da década de 1990, mas isso durou pouco.O governo passou a incentivar os investimentos externos no Brasil através de incentivos fiscais e privatização das empresas estatais. No entanto, estes investimentos chegaram um pouco mais tarde devido ao receio dosinvestidores com a instabilidade econômica do país na época.

O governo de Fernando Henrique Cardoso fez com que várias empresas não se adaptassem ao mercado indo à falência obrigando se a se associarem ou  venderem  para as multinacionais .Em menos de uma década estas multinacionais dobraram sua participação na economia brasileira.

Governo Lula e Dilma  não houve mudanças significativas .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com