TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização Educação, Liberalismo e Neoliberalismo

Por:   •  5/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 6

A globalização é um fenômeno em que os processos acontecem em escala mundial, a humanidade passa por uma grande transformação no campo político, econômico social e cultural. Tudo isso impulsionado pela necessidade de trocas comerciais, de circulação de pessoas e informações ao redor do mundo.

As grandes navegações foram um marco para a história da humanidade pois estabeleceu o fim da idade média e o início da modernidade onde deu início a novas rotas comerciais e o domínio que era local agora começa a se expandir para outras partes do mundo diminuindo a distância e o tempo entre elas.

Logo após a segunda guerra mundial inicia-se uma nova fase que ficou conhecida como terceira revolução industrial ou revolução técnico científica e foi um período de grandes avanços tecnológicos que engloba todo sistema produtivo, campo científico e que transformou as sociedades e suas relações sociais. A partir desta fase se intensificou o processo de globalização, aconteceu a conferência de Bretton Woods onde o principal objetivo era a colaboração econômica que facilitasse os acordos internacionais onde os Estados Unidos determinam o dólar como a nova moeda e esta era equiparada ao valor do ouro.

Foi criado o FMI e este deveria manter a estabilidade das taxas de câmbio e ajudar com empréstimos aos países em crise e promover uma política de auxílio financeiro global para que prevaleça a interação entre as nações. Já o papel do BIRD era garantir recursos para a reconstrução dos países atingidos pela guerra e promover o seu desenvolvimento.

No Brasil, durante os anos de 1930 a 1950 foi um período de maior implantação de indústrias de base e de investimentos em infraestrutura, onde ocorreu uma diminuição das importações, pois o país passou a produzir produtos para atender a sua necessidade. Foi o período que surgiram as estatais como por exemplo a Companhia Siderúrgica Nacional, a Petrobrás, a Eletrobrás, a Companhia Vale do Rio Doce entre outras.

Foi nesse período que aconteceu uma grande emigração de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida, mas isso acarretou sérios problemas pois aumentou a vulnerabilidade social e a violência, aumento no número de desempregados e a precariedade na qualidade de vida.

O governo privilegiou as áreas de transporte e energia, mas as áreas sociais ficaram de lado.

Durante a década de 1960 que a globalização se fortaleceu, com o apoio de novas tecnologias onde vários países se unem para incentivar as relações comerciais. Esses blocos econômicos tinham o objetivo de gerar uma zona livre de comércio para que seus sócios não precisassem pagar impostos. Outro ponto muito importante da globalização foi a troca de cultura, costumes entre as nacionalidades e isso acabou influenciando países em desenvolvimento.

Mas a globalização tem o lado negativo, com o aumento da grande necessidade de matéria prima, levou a um grande desequilíbrio no meio ambiente, pois se retira muito sem a consciência de preservação pois as empresas visam só o lucro.

Elevou muito a precariedade na vida da população mais pobre, pois somente uma pequena parte do investimento internacional fica no país em desenvolvimento, a maior parte vai para países desenvolvidos e tudo isso acarreta a um grande aumento de pessoas vivendo na miséria e desempregadas. Pois o principal objetivo das empresas multinacionais é baratear os custos de produção e aumentar os lucros.

O neoliberalismo surge principalmente a partir da segunda guerra mundial como forma de recuperação e de entendimento de uma sociedade livre, de mercado aberto e de certa forma criticando um outro modelo social, o keynesianismo, que foi usado pelos norte americanos como uma estratégia de recuperação econômica do país onde defendia a participação do estado, a responsabilidade social promovendo a economia, o modelo de bem estar social onde o estado oferece educação de qualidade, saúde e a previdência social.

Esse modelo foi usado pelos governos de Ronald Reagan nos Estados Unidos e por Margaret Thatcher na Inglaterra entre o final de 1970 e começo de 1980 até se espalhar pelo mundo.

O neoliberalismo vem para romper com esse modelo de estado interventor alegando que essa interferência restringe tomadas de decisões com relação a economia e a iniciativa privada. Defende a intervenção mínima do estado com o objetivo de que a economia funcione com regras de livre mercado, favorecendo as privatizações, a abertura da economia nacional e a ampliação da participação do capital transnacional. Através desse aporte a economia do Brasil tornou-se global e foi inserida definitivamente nesse processo de globalização.

Outro ponto importante é a flexibilização das leis trabalhistas, onde a iniciativa privada passaria a ter mais poder nas negociações com os trabalhadores e o estado passaria a ter menos gastos.

No Brasil, o neoliberalismo foi implantado durante o governo Fernando Collor de Mello e uma das medidas que Collor adotou foi a criação de uma moeda para conter a inflação que na época assolava o país, uma herança da ditadura.

As reformas implantadas por Collor incluiam o congelamento de preços e o bloqueio dos saques de contas bancárias.

Collor liberou a abertura do país para mercadorias importadas, implementou reformas administrativas e a privatização de estatais, o aumento de impostos e como forma de conter a inflação era imprescindível a redução de gastos públicos.

Ocorreu inúmeras mudanças no setor político, social e econômico, e alguns direitos garantidos como universais foram perdidos. Outras consequências dessa política fracassada é o aumento do desemprego, do mercado informal e da terceirização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com