TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PDCA é uma metodologia de melhoria contínua nos processos de gestão 

Por:   •  10/10/2019  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

     O PDCA é uma metodologia de melhoria contínua nos processos de gestão da empresa. O objetivo é tornar os processos mais ágeis e claros, gerando produtos com excelência na qualidade. Bom, esta metodologia esta ligada na filosofia Kaizen que nada mais é que “melhoria contínua, ser hoje melhor do que ontem e amanha melhor do que hoje”.
    O ciclo PDCA se inicia com o planejamento (Plan) que é encontrar uma estratégia de ação em etapas. Depois é executar este plano que seria o (Do), após é hora de verificar o que foi executado (Check), sempre alcançando as metas pretendidas. Por fim é encaminhada a ação, superando os problemas encontrados em todo o processo, como a redução de acidentes, redução não conformidades, melhorar os indicadores, melhorar a gestão financeira, entre outras melhorias. Junto ao PDCA podemos utilizar algumas outras ferramentas de qualidade, como o “Diagrama de Ishikawa” que é a famosa “Espinha de Peixe” interligado com os “Cinco Porquês” e depois podemos usar o 5w2h, entre outras ferramentas da qualidade. Conhecendo um pouco de como funciona podemos agora aplicar essas ferramentas no processo de Lingotes fora do padrão.

Diante disso, observasse o processo utilizando a espinha de peixe para ver o porquê do retrabalho dos lingotes, será o dimensionamento das maquinas? Manuseamento inadequado do operador? Dispositivo fora do lugar? Fôrmas dos lingotes inadequadas? Alguma substância ruim que esteja influenciando a fundição? O ambiente está adequado para esse trabalho? Então são levantadas todas as possíveis causas e depois se aplica os Cinco Porquês até conseguir chegar à causa raiz do problema. Outra etapa é fazer o 5W2H que vai ajudar a definir o plano de ação como o que será feito? Acompanhar o planejamento e implantação das ferramentas, fôrmas, dispositivos. Quem vai fazer? O Técnico responsável pelo processo da área. Por que vai ser feito esse procedimento? Para garantir a correta montagem e funcionamento dos equipamentos. Como ele vai fazer? Realizando as etapas do processo conforme foi planejado. Onde ele vai fazer? No processo de lingotes. Quando ele vai fazer? Dia 29 de Outubro de 2019? Quanto vai custar? Depende do que será avaliado, pode haver custos auto ou ate mesmo poder ser sem custo, se for o caso de ser apenas uma correção de dimensionamento ou irregularidade que vai ser ajustada na hora.

     Segundo Longaray e outros(2018, p.23) utilizando as ferramentas apropriadas para cada caso, podemos identificar a causa raiz de qualquer problema e como de como o PDCA é importante para uma empresa.

É possível analisaras causas raízes relacionadas ao aumento da quantidade de rejeitos, ao sequenciar o fluxo de atividades, coletar dados, ordenar a sequência dos eventos, analisar os fatores que as influenciam, bem como evidenciar sua ocorrência. Diante disso, constata-se que o ciclo PDCA auxilia na identificação da falha que acarreta o aumento do índice de retrabalhos.

Com a implantação da melhoria e ajustes dimensionais, não só houve a eliminação de perdas, refugos e retrabalhos como também o aumento da produtividade no processo dos lingotes. Por fim é acompanhar todo o processo, desde sua matéria prima ate o transporte para o cliente final. Utilizando indicadores como MTBF e MTTR entre outros, fazer cronoanálise para saber a quantidade de lingotes que está sendo produzidos por hora. Então é atuar para que as necessidades e expectativas dos clientes sejam atendidas. Também enfatizar o esforço de todos dentro da empresa de forma que os desperdícios sejam minimizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com