TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

1. IDENTIFICAÇÃO

Disciplina/Área do conhecimento: História

Ano/série: 8º ano

2. CONTEÚDO DA AULA

  • História do município de Breves;
  • Espaço Urbano e Rural;

3. COMPETÊNCIA

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural  para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva (BRASIL, 2017).

4. OBJETIVOS

  • Valorizar as realidades locais e os sujeitos que contribuíram para a história do município.
  • Colocar o aluno em contato direto com as questões geográficas no processo histórico do município, os levando a compreender o espaço urbano e rural;
  • Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vivem.

5. SÍNTESE DO ASSUNTO (PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO CONTEÚDO).

É de conhecimento geral, que a pesquisa de propostas interdisciplinares tem papel preponderante, principalmente quando se pensa em inovar a maneira de se trabalhar uma aprendizagem significativa. Isso por que o método interdisciplinar, inovador dos conteúdos não visa eliminar os componentes curriculares, todavia, tem o objetivo de uni-las para que juntas desperte um significado plausível na formação dos alunos (VIANA, 2015).

Ao considera o ensino de historia; um conjunto de atividades, articuladas a promoção do aluno Brasil (2017) descreve a união das diversas áreas do conhecimento como prática educativa pedagógica, como um vínculo que levará o educador a articular de maneira (pluridisciplinar) a busca e reflexão sobre as particularidades que regem o contexto social, cultural e econômico do aluno.

Nesse sentido, aplicar atividades interdisciplinares construídas como um auxílio para envolver assuntos que são pertinentes ao conhecimento prévio do aluno, fazendo conexão com as particularidades das disciplinas curriculares exigidas, em prol de desenvolver uma aprendizagem mais significativa. Isto é,  inserir a historicidade do ambiente, onde o aluno está inserido, torna-se primordial cujo implicará como uma ferramenta que irá construir no professor uma postura de um pesquisador atuante, pois a ação do educador que a BNCC orienta, deve estar diretamente conectada com os saberes a serem transmitidos aos educandos na instituição escolar (BRASIL, 2017).

Sendo assim o estudo sobre esta variável; se justifica por ser um meio de aprimorar a aprendizagem dos educandos, visando o desenvolvimento pleno das capacidades do aluno e, assim possa produzir usufruir  de bens sócios, culturais e econômicos, ampliando os conteúdos curriculares, de maneira que exija uma ressignificação para além de fatos conceituais, passando incluir valores, normas e atitudes (VIANA, 2015).

De outra forma, neste mundo de globalização, o estudo da historia são fundamentais para auxiliar a repensar e entender conceitos, valores locais, regionais, nacionais e, sobretudo a noção de identidade (VIANA, 2015). Pressupondo a existência  de outro que é diferente, suas contribuições, sem perder a dimensão do lugar que se ocupa em dada realidade, conforme explica Leão (2012) por mais contemporâneo, investimentos na busca por valoração dos fotos históricos, e substancial nos colocamos com outras realidades. Assim, levar os alunos a entender sua realidade, por meio da história por trás da sociedade atual; e uma oportunidade do educador proporcionar aos acadêmicos não perder de vista suas raízes e sua identidade local.  

6. DESENVOLVIMENTO DA AULA (INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ENCERRAMENTO, EM FORMATO DE TEXTO DETALHADO).

O desenvolvimento metodológico desta aula consistirá inicialmente em uma breve apresentação geral do conteúdo mencionado, os objetivos e as atividades  que serão realizadas posteriormente. Deste modo, esta ministração acontecerá por meio de pesquisa envolvendo o tema; substancial para concretar com os alunos exercícios avaliativos de caractere expositivos, dialogadas, debatidas, discussão de textos, analise de imagens, bem como elaboração de momentos teóricos e momentos de atividade prática e atípicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com