TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO E SUA IMPÔRTANCIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO NAS ESCOLA PÚBLICAS DE MINAS GERAIS

Por:   •  2/7/2017  •  Artigo  •  5.142 Palavras (21 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 21

O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO E SUA IMPÔRTANCIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO NAS ESCOLA PÚBLICAS DE

MINAS GERAIS

Luciano Guedes de Aguiar

Professor: Fernando Leitão Rocha Junior

RESUMO

O presente artigo pretende abordar a importância do profissional de educação, para a superação das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Coronel Clemente Luiz, na cidade de Itaipé, Minas Gerais, sendo este um desafio constante a ser enfrentado pela educação formal. Foi analisado como o profissional de educação pode contribuir na qualidade do ensino, através de um Projeto de Recuperação, para a solução de problemas vinculados à alfabetização, apresentadas por um grupo de doze alunos.

Palavras-Chave: profissional de educação. dificuldades de aprendizagem. alfabetização. projeto de Recuperação. ensino fundamental.

ABSTRACT

This article aims to address the importance of education professional , to overcome the learning difficulties in the early years of elementary school , in the State School Colonel Clemente Luiz in the city of Itaípe , Minas Gerais , which is a constant challenge to be faced by formal education. Was analyzed as education professional may contribute to the quality of education through a Recovery Project , to solve problems related to literacy , submitted by a group of twelve students.

Keywords: education professional. learning difficulties. literacy. recovery project. elementary school.

1 INTRODUÇÃO

A educação é um processo amplo e complexo, que abrange diversos sujeitos em diferentes modalidades de aprendizagem, distinguidos pelo jeito de aprender.

Essa pesquisa busca entender a causa do crescimento do número de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente sem o domínio da leitura e da escrita, e estão matriculados em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Neste sentido, a investigação proposta neste estudo consiste em identificar e detectar se as ações das práticas educativas, dentro de um Projeto de Recuperação Paralela, cuja finalidade é superar as dificuldades apresentadas pelos alunos e adequar seus conhecimentos ao ano escolar em que estão matriculados, terão resultado satisfatório, onde todos os alunos atingirão as metas propostas.

Pensar na superação das dificuldades de aprendizagem é compreender os reais problemas que os alunos enfrentam na sala de aula regular, com o propósito de igualar as oportunidades, visando uma educação realmente para todos.

Essa pesquisa se ateve sobre como o profissional de educação pode contribuir com na solução de problemas de alfabetização de alunos participantes de um projeto de recuperação paralela, na Escola Estadual Coronel Clemente Luiz, na cidade de Itaipé, Minas Gerais.

O objetivo dessa pesquisa é desenvolver novas práticas pedagógicas para a superação das dificuldades de aprendizagem, através de ações responsáveis e coerentes de tais profissionais, para que contribuam para a construção do sucesso escolar de um grupo de doze alunos com dificuldades de aprendizagem e propor soluções para esse fenômeno.

Essa pesquisa se mostrou relevante pelo fato de considerar fundamental ao professor a diversidade cultural dos alunos como ponto de partida para o trabalho educativo, no sentido de valorização do conhecimento por ele trazido e da capacidade de aprendizagem de cada um.

Para que haja aprendizagem o vínculo entre professor e aluno precisa estar fortalecido, e assim, num espaço de confiança, juntos possam recriar o conhecimento.

A pesquisa tipo estudo de caso possibilitou acompanhar as atividades docentes e os avanços dos alunos, no intuito de confrontar teoria e prática no âmbito escolar. A investigação foi estruturada na sala do projeto de recuperação paralela, com doze alunos com defasagem na alfabetização, regularmente matriculados no terceiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel Clemente Luiz, na cidade de Itaipé, Minas Gerais, durante os mês de agosto de 2015.

2 AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A ALFABETIZAÇÃO

A noção predominante em nossa sociedade é a de que o direito à educação consiste em vaga na escola, quando, na verdade, esse direito expande-se também à permanência e ao sucesso do aluno na escola, garantindo-lhes ensinamentos que valorizam e contribuam para a compreensão dos processos humanos envolvido no seu desenvolvimento, na interação social e na aquisição da aprendizagem.

Nessa perspectiva, dentre todas as dificuldades pelas quais passa a educação no Brasil, destaca-se, atualmente, um grande contingente de alunos, que apresentam defasagem de aprendizagem, principalmente no domínio da leitura e da escrita, não conseguindo superar suas dificuldades e realizar qualquer atividade escolar. Frequentam as aulas, sem, contudo, participar das atividades básicas. Ficam frustrados, pois não adquiriram os conhecimentos mínimos desejados pela escola, o que é um direito de todos os alunos. Segundo Vygotsky (2011,:

Quando a partir do momento em que a memória da criança progrediu o suficiente para lhe permitir memorizar o alfabeto, a partir do momento em que o seu espírito atingiu uma maturidade suficiente, a ponto de poder apreender a conexão existente entre o signo e o som – então, pode começar-se a ensinar a criança a escrever [...] O desenvolvimento tem que cumprir determinados ciclos antes da instrução poder começar. (VYGOTSKY 2011 s/d, p. 67).

Contraditoriamente a isso, a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), determina que: os docentes devem incumbir-se de: “III - zelar pela aprendizagem dos alunos e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento”. (BRASIL, 2011, Art. 13º)

O sucesso da alfabetização requer a superação da visão estreita, que considera a aprendizagem inicial da leitura e da escrita como uma técnica, pois o fato de conhecer todas as letras e sons do alfabeto não assegura a ninguém o acesso à leitura ou à escrita, isto é, de estar alfabetizado.

Até poucas décadas atrás, recebia pouca atenção dos educadores o significado da escrita embutida nos rabiscos artísticos das crianças, nem havia preocupação em identificar os processos cognitivos infantis subjacentes à aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com