TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição da psicomotoridade para superar dificuldades com a aprendizagem

Artigo: A contribuição da psicomotoridade para superar dificuldades com a aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  Artigo  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Contribuições da Psicomotricidade para a superação das dificuldades de aprendizagem.

No presente estudo, a autora Gislene de Carvalho Oliveira enfatiza a relevância da Psicomotricidade como instrumento capaz de facilitar a superação das dificuldades de aprendizagem do ser humano, proporcionando ao aluno algumas condições mínimas necessárias para que o mesmo consiga obter um bom desenvolvimento em sua vida escolar, ao mesmo tempo em que possibilita a livre expressão do ser. Para tal, a educação utiliza-se do movimento como forma de atingir um desenvolvimento intelectual mais significativo.

A Psicomotricidade se constitui numa ciência que visa o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo. No entanto, no Brasil ainda há controvérsias devido a muitos professores a considerarem como uma mera capacidade de realizar movimentos cada vez mais perfeitos, com um fim em si mesmo. O resultado de tudo isso são os constantes treinos a que os alunos são submetidos, levando-os a execução de movimentos robotizados e automatizados.

Pesquisas mostram que a Psicomotricidade tem se tornando cada dia mais abrangente, considerando que seu conceito do referido termo remete tanto à neurofisiologia quanto à psicologia. Desta forma, deve-se refletir sobre a colocação de Defontaine (1980, p.33) ao enfatizar que “o homem é psicomotor, isto é, sincronização do ter do ser, do querer, do poder, ser e fazer”.

Assim, percebe-se que a inteligência se constitui numa adaptação do homem ao meio em que vive, ou seja, está intimamente ligada à Psicomotricidade, pois quaisquer que sejam as manifestações corporais resultam de respostas cerebrais.

O aluno se sentirá bem na medida em que se desenvolve integralmente por meio de suas experiências. Para Freire (1991, p. 81) “a criança transforma em símbolo aquilo que pode experienciar corporalmente: o que vê, pega, cheira, chuta, aquilo que corre e assim por diante”.

A relevância da Psicomotricidade o aprendizado da criança é notado quando possibilita a correta percepção e controle corporal, dando-lhe suporte para desenvolver o equilíbrio e a coordenação. É importante também que a criança tenha a noção de lateralidade, evitando falhas na direção gráfica, dificuldades na caligrafia, ou confusão na distinção de direito e esquerdo.

A percepção e aquisição de noção de estruturação espacial e orientação temporal são adquiridos graças à Psicomotricidade. A criança com uma estruturação espacial mal trabalhada pode apresentar dificuldades na discriminação visual, incapacidade de orientar-se, ou seja, ela pode confundir a letra “u” com a letra “n” ou o número “9″ com o número “6″, etc. A organização de seu tempo na escola também é um fator fundamental ao bom andamento da vida da criança na escola.

A psicopedagogia é uma ferramenta aliada no campo educacional quando atua tanto no campo de educação quanto de prevenção de dificuldades relativas à psicomotricidade, tendo em vista que a escola tem exigências ou demandas direcionadas ao aluno quando requer respostas sobre o andamento do processo de aprendizagem. Nesse momento percebe-se também a importância de conceber a afetividade como um fator que pode influenciar o aprendizado do aluno.

Tomando como fundamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com