TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano De Aula/Ação

Por:   •  7/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

PLANO DE AULA/AÇÃO

 

  1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: JULLY GABRIÉLI DA SILVA TURCHEN

RU: 1514646

Curso: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Polo: CUIABÁ  

 

  1. IDENTIFICAÇÃO

Local: ESCOLA ESTADUAL MADRE TARCILA

Disciplina: MATEMATICA

Ano/série ou idade: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

 

  1. CONTEÚDO DA AULA ou PROJETO DE ENSINO 

- Trigonometria

  1. OBJETIVOS

  • Aprender sobre as três principais funções trigonométricas (Seno, Cosseno e tangente).
  • Compreender a respeito das funções trigonométricas.
  • Reconhecer principais funções trigonométricas. 

 

  1. SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)

O estudo da geometria nas escolas primárias é de extrema importância, pois auxilia na construção e abstração de diversos conceitos. Para tornar seu aprendizado mais significativo, um dos recursos que podemos utilizar é a história. Segundo Boyer (1974), os primeiros sinais da relação entre as medidas modernas datam de cerca de 600 a.C., e embora haja pouca documentação que comprove isso, fornece evidências de que Tales e mais tarde Pytha Gorath foram os primeiros a usar essas relações na resolução problemas cotidianos.  

As Afirmações como a história de que Tales foi capaz de medir o comprimento dos navios no mar usando apenas as proporções dos lados de triângulos semelhantes levaram a afirmações ousadas de que ele foi o criador da geometria, embora a evidência na história não faça sentido para provar esse fato. Pitágoras é famoso por descobrir a teoria das proporções e construir o primeiro diagrama do universo, mas também existem poucos registros disso.

Boyer (1974), em sua obra “História da Matemática”, sem negar a importância de Tales e Pitágoras na matemática como portadores desse conhecimento, também fornece evidências de que tudo pode ter começado há séculos na Babilônia.  

Kepler, citado pelo mesmo autor, escreveu liricamente em sua obra: "Existem dois grandes tesouros na geometria. Um é o teorema de Pitágoras e o outro é divisão dos segmentos de acordo com a pro porção entre meios e extremos. O         primeiro pode ser comparado a um tesouro de ouro.  

O segundo pode ser chamado de joia. Existe” (BOYER, 1974, p. 37). Isso dá uma ideia de como Tales e Pitágoras foram considerados muito importantes na geometria.

A trigonometria começou de forma formal por Hiparco de Nicéia por volta do século II a C, com seus primeiros passos baseados no estudo das relações entre arcos arbitrários e cordas.  

Para a educação, Souza         (1998) acredita que a matemática é uma ciência que visa estudar números e quantidades, medição e essas propriedades e suas extensões, mas a medição e essas propriedades são significativamente negligenciadas, especialmente no ensino fundamental. Embora saibamos que é muito importante.

As pesquisas existentes tendem a desenvolver metodologias de ensino ou avaliar as condições de aprendizagem dos alunos.

 

  1. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO

Como indicada anteriormente, o local usado para o desenvolvimento da aula será a Escola Estadual Madre Tarcila, localizada na cidade de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. O nível escolhido foi o Ensino Fundamental II, e a turma, 9º ano B, do turno vespertino.

O percurso metodológico iniciará a partir de uma aula expositiva. A logística usada será posicionar as carteiras dos alunos em círculos. O método de apresentação serão quatro (04) slides. Neles explicarei sobre as origens das funções trigonométricas, como surgiram e por que o ser humano precisa criar funções trigonométricas para resolver problemas do dia a dia.  As fontes utilizadas para confecção dos slides foram vídeos retirados do youtube (https://youtu.be/D-E_A04ReTE?si=t7Eaqh9prd690J_c); textos e imagens de sites especialistas em responder: O que é Trigonometria, Ângulos notáveis, Círculo trigonométrico, Funções trigonométricas (seno, cosseno e tangente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (241 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com