TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Politico Pedagógico

Por:   •  9/5/2016  •  Dissertação  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


INTRODUÇÃO

O presente trabalho discorre sobre o Projeto Politico Pedagógico, quem constrói, a função da escola e da comunidade, a posição dos professores e alunos, as questões a serem analisadas e discutidas.

O Projeto Politico Pedagógico da escola retrata sua identidade. É um trabalho de construção e reconstrução que exige a participação de todos: equipe administrativa, diretores, secretário, auxiliares, agentes administrativos, funcionários, alunos e comunicado local.

A democratização da escola é indispensável para uma mudança da sociedade. Essa mudança começando internamente o diretor e também educador cabe liderar essa caminhada que é de todos rumo a realização dos objetivos do PPP.

A democratização portanto compreende o respeito mutuo entre todas as pessoas envolvidas no PPP, nessa construção do dialogo e o trabalho cooperativo transformados em valores e as praticas predominantes em uma escola que pretende educar democraticamente.

Segundo Canen (2001,2002,2004a e 2004b) a escola é compreendida como espaço cultural por excelência pois lida com a diversidade cultural, étnica, racial, de gêneros, de historias, de vida, de crenças e linguagem múltiplas.

A escola não pode ficar isolada, separada da comunidade em que atua, infelizmente para muitos a escola aparece como algo estranho dentro da comunidade. Com a violência atual geralmente os portões são fechados a chave, os alunos só frequentam a escola nas horas de aula e a entrada é proibida fora deste horário, não há nenhuma atividade para a comunidade para que se faça uma conexão escola-comunidade.

Para a elaboração do PPP se faz necessária à junção escola-comunidade havendo assim uma responsabilidade onde a criação e execução sejam compartilhadas.

Em um momento de suma importância levamos também a posição do professor em relação ao aluno. Muitos professores são preparados para trabalharem com alunos idealizados. No inicio do seu trabalho percebem que suas turmas não são equivalentes, mas apresentam muitas diferenças entre si. Verifica também que não basta ensinar para que os alunos aprendam, não basta despejar conteúdos, percebe que é de fundamental importância que perceba que vai trabalhar com indivíduos com diferentes necessidades se faz necessário ter a convicção que a educação é vital na vida de seus alunos. Por isso faz se necessário sua total participação na construção do PPP, levantando questões que facilitem o dia a dia de todos.

Um PPP real é construído coletivamente, aonde alcance a pluralidade cultural, critérios e padrões próprios para perspectivas politicas públicas sobre a escola. O PPP dará referencias para as decisões que dizem respeito ao funcionamento da escola, a qualidade do trabalho docente e ao desempenho dos alunos e da instituição educativa.

O trabalho de construção do PPP inicia-se após a mobilização de todos os integrantes, não existe um manual para a construção dessas ideias, mas alguns parâmetros são estabelecidos, toda e qualquer ideia ou  questão levantada deve ser respeitada. A lisura no processo de definição de gestão, demostrando a transparência na escolha dos dirigentes com normas fixadas e divulgadas. Sempre sendo mantido um clima de confiança e tranquilidade para que todas as questões sejam amplamente discutidas.

As dimensões do PPP precisam ser compreendidas e articuladas de forma interligadas:

  • Pedagógica sendo a principal da ação da escola a forma de gestão, abordagem curricular, relação comunidade-escola entre outras.
  • Administrativa nos aspectos gerais da organização, gerenciamento de pessoal, patrimônio físico, registro da vida escolar.
  • Financeiro relacionado a captação e amplificação dos recursos, tendo o foco no desenvolvimento pedagógico de apoio ao estudo e na formação visando a atualização constante etc.
  • Judiciais que retratam a legalidade das ações e relações da escola com outras instancias do sistema de ensino municipal, estadual e federal entre muitas outras compreensões.

Como já foi dito quanto maior envolvimento entre comunidade-escola maior a participação de todos os segmentos nas decisões, prevalecendo a democracia.


CONCLUSÃO

As dimensões e os princípios norteadores do PPP tais como: relação escola-comunidade, democratização do acesso e permanência do aluno com sucesso, gestão democrática, autonomia, qualidade de ensino, organização curricular, valorização dos profissionais, precisam ser discutidos á partir da realidade escolar por todos os segmentos. Eles estão interligados e são complementares entre si e podem apontar possibilidades de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com