TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Educação Física - Análise Crítica

Artigo: O Que é Educação Física - Análise Crítica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Jeferson Santos

O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA

Analisando a História da Educação Física, apresenta-se o fato de que o hábito do homem na pré-história, de praticar exercícios sempre existiu porem foi esquecido, os homens usavam o corpo e toda amplitude de movimentos como questão de sobrevivência, até porque, nada nem mesmo a arte era definida, era o único ato que os homens daquela época utilizavam como meios de atividades físicas, para eles a dança fornecia um sentimento satisfatório, pois os colocava em transe, devido a isso eles acreditavam atingir um nível de contato com os deuses.

Desde a pré-história o exercício físico sempre teve importância e na China foi desenvolvido um sistema de ginástica terapêutica, que é o Kung Fu “A arte do Homem”, o que também deu origens a varias artes marciais, onde praticas de exercícios físicos eram constantes.

Olímpia a cidade grega deu inicio as atividades físicas a céu aberto, ela foi por muito tempo berço dos jogos olímpicos, os gregos eram os que mais praticavam as atividades físicas, eram associadas à guerra e uma forma de igualar mortais aos deuses. Os jogos passaram por inúmeras transições tanto na época romana quanto na medieval e assim foram anulados por Teodósio imperador romano do inicio da idade media.

A era romana já estava perto do fim, com a chegada da idade media, as praticas desportivas diminuíram e se tornaram restritas a nobreza que a usou com uma série de jogos, estes usados ao deleite dos reis. Depois de eras e tempos os jogos modernos retornam com seu caráter já no inicio da idade moderna, trazidos de volta por Pierre de Fred conhecido pelo titulo de o barão de Coubertin aficionado por esportes ele traz os jogos a modernidade com uma parte do caráter grego em relação aos esportes.

A Educação Física retorna com os surgimentos de tendências higienista voltadas com o intuito de trazê-la ao topo, com a ginástica, mostrando a pratica natural de movimentos do corpo só que feitas com movimento sequenciado, com aulas e movimentos ao ar livre, e com a teoria higienista mãe da educação física moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com