TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Ensino no Brasil

Por:   •  7/5/2015  •  Monografia  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

JUSTIFICATIVA.....................................................................................................4

OBJETIVOS............................................................................................................5

METODOLOGIA.....................................................................................................6

REVISÃO BIBLIOGRAFICA...................................................................................8

FONTE....................................................................................................................11

CRONOGRAMA.....................................................................................................13

REFERENCIAS.......................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

O sistema de ensino no Brasil sofre graves distorções seja por parte do material didático utilizado pelos educadores e também pela maneira na qual esse sistema adotou para ensinar história, tendo a história européia como história mundial perpetuando-se o eurocentrismo em todo seu canal vendo esse sistema de ensino quem perde é somente nossos educandos em detrimento ao resto do mundo.

Em analise a livros utilizados pelo ensino médio no Brasil na atualidade há ainda uma vasta parte destinada somente a Europa ocidental, mas não se trata somente desses materiais, o descaso pela historia não européia perpetua-se desde o ensino básico ate o superior o eurocentrismo infelizmente é uma realidade e o objetivo principal no desenvolvimento desse trabalho é explicar por que ele é um problema para o ensino de história no Brasil, a linha teórica a ser utilizada é de História e ensino, pois trata de um assunto que refere à educação e ensino.

Para um ensino de qualidade podemos dizer que o tema é bastante importante, pois é exatamente mudando a maneira de ensinar que mudará a maneira que os alunos vêem a história, e buscar sempre despertar nele o que é ser um historiador e fazer dele um sujeito de sua própria historia.

 


JUSTIFICATIVA

Problema inicial quando na elaboração deste projeto de estudo, é pensar diferenciado sobre os recursos didático, partindo das reflexões sobre o ensino de história e seus desafios no cotidiano em sala de aula e encontrar caminhos que diminuíssem a dificuldade dos alunos diante de determinados conteúdos da História, ao mesmo tempo estimular a criticidade dos alunos.

Portanto a ideia central deste projeto será de analisar e questionar o eurocentrismo presentes nos livros didáticos, e o interesse maior em trabalhar com este tema surgiu da necessidade que terei como futura professora de História tem despertado grande interesse em aprofundar ainda mais meu conhecimento em torno deste tema, foi pensando desta maneira resolvi desenvolver este projeto de estudo voltado para a pesquisa dos livros didáticos do estado do Paraná do ensino médio (terceiro ano) e assim poder questionar a história da America, a história do nosso continente, e como esta vem sendo representado nos materiais didáticos dos alunos. Haja vista que Fica explicito nos Livros didáticos o eurocentrismo, e através desta analise pretendo descobrir como as revoluções na America e na Europa estão inseridas nos Livros didáticos como estão sendo representadas nas salas de aulas, sendo assim identificar se o aluno da rede publica de ensino tem realmente acesso a história do seu continente, pois é necessário que os alunos precisem de aulas de história nas quais possam se identificar e ver sua própria realidade e posso citar a história do médico argentino ”Che Guevara” que deixou seu país para conhecer e modificar a historia do seu continente, este torna um belo exemplo para essa geração, questionar como este tema é representado, talvez não de forma clara e objetiva como deveriam ser ou até mesmo negligenciados e deixados de lado para estudar a história das Revoluções Européias. Então será que o aluno consegue se identificar com os europeus? Será que um país de terceiro mundo consegue se identificar com um país de primeiro mundo? Ou então não seria melhor se identificar com jovens latinos que lutaram em prol das injustiças sociais cometidas em seu país? Sabemos que as diretrizes de bases curriculares têm cada vez mais interesse em aproximar o ensino da realidade do aluno, e mesmo assim não deixa de ser explicito nos livros didáticos o eurocentrismo, será que eles têm noção que muitas de nossas injustiças são causadas por conta da exploração européia em nosso continente?

3 OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS

-Integrar a história com atividades que irá contribuir para a construção do ser histórico para que o aluno se encontre e sinta parte dela.

                        - Questionar se a maneira que o sistema de ensino adotou é a correta, e de maneira pode ser mudada.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

                         - Refletir a importância do estudo da história brasileira.

- Identificar onde esta a maior dificuldade do educador em trabalhar com didática diferenciada.

- Entender por que o estudo eurocentrista é um problema social na educação.

-Possibilitar ao aluno descobrir a história de si mesmo, onde todos fazem parte dela.

4 METODOLOGIA

A pesquisa será feita a partir de leitura de textos, artigos, livros de outros escritores sobre o tema e também entrevista com professores da área de historia a fim de ter uma idéia de suas maiores dificuldades frente aos alunos para inserir temas que não estão ligados a Europa, para isso irei utilizar a linha de pesquisa de campo. Para responder a problemática levantada “De qual maneira desconstruir o eurocentrismo didático no ensino”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com