TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Parceria

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

- Examine as principais características do sistema de parceria, destacando os principais aspectos impositivos de seu fracasso como alternativa de mão de obra para a cultura cafeeira paulista no século XIX.

Na dificuldade de comprar e utilizar a mão de obra escrava e na necessidade de ampliar a força de trabalho para a expansão da atividade cafeeira, os fazendeiros de café tiveram que encontrar uma solução para suprir a falta de mão de obra. A solução encontrada foi a importação de imigrantes europeus, onde o fazendeiro custeava o transporte dos imigrantes até suas fazendas e estes pagariam os fazendeiros com trabalho.

O senador Nicolau de Campos Vergueiro era um fazendeiro da região de São de Paulo e foi o pioneiro em recrutar imigrantes europeus, onde trazia para sua fazenda famílias da Europa que estivessem de acordo com os padrões físicos e técnicos exigidos por ele. Essas famílias eram convencidas que através do trabalho nas fazendas, o cultivo e plantação de produtos retornariam em subsistência e lucro, mas na verdade era entregue boa parte aos fazendeiros.

A proposta dita no recrutamento na Europa pelos agentes de Nicolau, na realidade acabou sendo bem diferente do esperado. Durante a viajem dos imigrantes, muitos faleceram pela falta de higiene e consequentemente houve o desenvolvimento de doenças. Aos que sobreviviam ao desembarcarem, era passado que deveriam permanecer na fazenda por no mínimo 4 (quatro) anos, onde caso algum dos integrantes da família falecesse, os outros arcariam com as supostas dividas pendentes. Infelizmente, as mortes e o aparecimento de doenças por conta dos maus tratos e da longa jornada de trabalho se tornaram frequentes para esses imigrantes que saiam de duas origens cheios de esperanças e que aqui se deparavam com hostilidades como a mentalidade escravista, a cobrança das viagens dos alimentos, o excesso de trabalho e condições precárias de saúde, moradia e etc.

Este sistema não deu certo, por conta que os fazendeiros não mudaram a forma como tratavam e consideravam os imigrantes, que eram vistos ainda como escravos. Os contratos produzidos eram bem desvantajosos para aqueles que buscavam uma vida melhor, com melhores condições de trabalho e assim ao contrário do prometido, ficavam presos a fazenda, sem possibilidade de visitas ou saídas, rigorosas punições e fraudação de documentos para aumento de dividas. Já para os fazendeiros, os colonos eram os escravos com pele clara e deveriam ser tratados com rigor, todavia, as greves por aqueles colonos mais esclarecidos que buscavam os direitos trabalhistas se tornaram frequentes e houve uma queda na receita das exportações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com