TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Psicologia E Seu Desenvolvimento

Dissertações: O Surgimento Da Psicologia E Seu Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  6.575 Visualizações

Página 1 de 3

O surgimento da Psicologia e seu desenvolvimento

A psicóloga tem um longo passado, que a muito vem se formando. Hermann Ebbinghaus, foi um dos primeiros psicólogos experimentais da historia, a situação da psicologia, em 1908, quando ele escreveu: Desde a Antiguidade, pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX. O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Maximilian Wundt em 1879. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples virando especulação de estudo do Médico Filosofo. O seu laboratório formou assim a primeira geração de psicólogos da história. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos ao longo dos seguintes anos.

Maximilian Wundt (1832-1920) medico e filosofo Alemão foi umas das principais figuras da moderna psicologia experimental, tendo assim junto com Ernst Heinrich Weber (1795-1878) e Gustav Theodor Fechner (1801-1889) construído fundamentos da psicologia que conhecemos. Entre as contribuições que o fazem merecedor desse reconhecimento histórico está criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Na cidade de Lipsia) na Alemanha em 1879 e a publicação de “Principles of Physiological Psychology” / Princípios de Psicologia Fisiológica em 1873 onde afirmava textualmente que seu propósito, com o livro, de demarcar um novo domínio da ciência.

Em seu laboratório Wundt dedicou-se a criar uma base verdadeiramente científica para a nova ciência. Assim realizava experimentos para levantar dados sistemáticos e objetivos que poderiam ser replicados por outros pesquisadores. Para poder permanecer fiel a seu ideal científico, Wundt se dedicou principalmente ao estudo de reações simples a estímulos realizados sob condições controladas e assistidas . Seu método de trabalho veio então a ser chamado de estruturalismo por Edward Titchener, que o divulgou nos Estados Unidos tais estudos lá se difundirão, Seu objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações. Um dos métodos usados por Titchener era a introspecção: nela o indivíduo explora sistematicamente seus próprios pensamentos e sensações a fim de ganhar informações sobre determinadas experiências sensoriais. A tônica do trabalho era assim antes compreender o que é a mente, dos “comos?” e “porquês” de seu funcionamento. As principais críticas levantadas contra o Estruturalismo foram: Por ser reducionista, ou seja, querer reduzir a complexidade da experiência humana a simples sensações; Por ser elementarista, ou seja, dedicar-se ao estudo de partes ou elementos ao invés de estudar estruturas mais complexas, como as que são típicas para o comportamento humano e; Por ser mentalista, ou seja, basear-se somente em relatórios verbais, excluindo indivíduos incapazes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com