TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ao considerar o surgimento eo desenvolvimento de

Resenha: Ao considerar o surgimento eo desenvolvimento de. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Ao realizar um retrospecto sobre o surgimento e o desenvolvimento dos

Centros de Material Esterilizado,volta-se a atuação para sua relação direta com o advento da cirurgia e da necessidade de avanços técnicos e logísticos que atendessem à diversidade de materiais cirúrgicos e hospitalares em geral (SOBEC,2009).

O conhecimento a respeito do assunto esterilização foi obtido ao longo dos tempos, estando intimamente relacionado ao desenvolvimento da microbiologia, tornando-se praticamente impossível o estudo do primeiro sem nos referirmos ao ultimo. Como se atribui o surgimento da microbiologia à tentativa de solucionar o “problema” da existência da vida e da morte, o conhecimento e o desenvolvimento da esterilização acompanhou passo a passo a solução para este problema da antiguidade. Desde o início dos nossos tempos o homem parece ter praticado, de alguma forma, processos de purificação e desinfecção, sendo este último o precursor da esterilização. A utilização de anticépticos tais como o piche ou alcatrão, resinas e aromáticos foram largamente empregados pelos egípcios no embalsamento de corpos mesmo antes da existência de uma linguagem escrita. Do trabalho de Heródoto (484 – 424 a.c), há indicações de que os egípcios eram familiarizados com os valores anticépticos do ressecamento resultante da utilização de certos produtos químicos como o sal comum. A fumaça originada da queima de produtos químicos também era utilizada pelos mais antigos com o propósito de desodorizar e desinfetar.

A purificação de ambientes e a destruição de materiais nocivos e infecciosos através do fogo parece ter se originado também entre os egípcios. A cremação de corpos de animais e de pessoas, especialmente nos casos de guerras, sempre foi pregado pelos mais antigos como forma de descarte, assim como uma maneira de se eliminar odores desagradáveis.

4 ESTERILIZAÇÃO

A esterilização é o processo pelo qual são destruídas todas as formas de vida

microbiana (bactérias nas formas vegetativas e esporuladas) utilizadas no

tratamento de artigos críticos, mediante aplicação de agentes físicos, químicos ou físico-químicos ANDRADE, 1997) Convencionalmente, considera-se um artigo esterilizado quando a probabilidade de sobrevivência dos microrganismos contaminantes é menor do que 1:1.000.000 (BRASIL, 2001).

Falar em processo de esterilização é pensar em qualidade de serviço

favorecendo as melhores implicações ao usuário (COSTA; FREITAS, 2009).

Os métodos de esterilização permitem assegurar níveis de esterilidade

compatíveis às características exigidas em produtos farmacêuticos, médico-hospitalares e alimentícios. A escolha do método de esterilização é definida por meio da análise de vários fatores. Considerando o fato de não existir um método ideal ou de abrangência total, é necessário realizar a escolha levando em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com