TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Thompson Ideologia

Por:   •  10/5/2023  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

THOMPSON

De Tracy (sentido positivo) Sentido Fraco

Napoleão (sentido negativo) Sentido Forte

Marx (sentido forte) ampliação de Napoleão

Ideologia atua como a ciência das ideias. Possui aplicabilidade tanto em termos positivos ou negativos.

Entre os séc. XIX e XX, o conceito teve distorções e variações.

(De Tracy: dê trácí) - fonoaudiologia

Destutt de Tracy descreve a ideologia como uma análise sistemática das ideias e sensações. “Não podemos conhecer as coisas em si mesmas, mas apenas as ideias formadas pelas sensações que temos delas.”

  • Há uma limitação no argumento, pois não reconhece que existem, de fato, ciências que podem se embasar e aprofundar suas ideias sem se fundar nas ideologias.
  • A ideologia se embasa no iluminismo e nas ideias revolucionárias de uma mudança de mentalidade que a revolução francesa ofereceu.

Mesmo inspirado em Tracy, Napoleão critica as pretensões de ideologia, já que as entende como divergente das realidades do poder político.

  • Napoleão: crítica a “metafísica” da aplicabilidade do conceito. É um empirismo abstrato, nunca pode ser sobreposto à experiência.

Marx embasa as ideias de Napoleão e concorda ao entender que, existe um mundo especulativo e deslocado da realidade das classes, portanto, com um recorte de concepção dado como algo inteiro, embora seja apenas uma parte.

Polemica / Epifenomênica / Latente

MARX E ENGELS: Ideologia é uma doutrina teórica e uma atividade que olha erroneamente as ideias como autônomas e eficazes e que não consegue compreender as condições reais e as características da vida sócio-histórica.

(ENGELS: ênguels) fonoaudiologia

  • As ideias são desenvolvidas, estão sobre as práticas e não como formadoras das práticas. As ideias são o produto da sociedade pensante.
  • Apoiam-se em Tracy para entender o protagonismo do iluminismo como o conceito que ampara a definição inicial de ideologia, mas que não o define, entendendo a ideologia em sua ideia abstrata ilusória.
  • A palavra “socio-histórica” surge como um termo auxiliar ao de ideologia para compreender a formulação das ideias originárias do texto. Tanto para concordar, como para discordar, o termo se repete.
  • “Assim como nossa opinião sobre uma pessoa não se baseia no que ela pensa dela mesma, [não poderíamos] julgar tal período de transformação pela sua própria consciência”  * A ilusão biográfica do Bourdieu também fala disso

A ausência de consciência (alienação) é desconsiderada pela divisão do trabalho!! Mas eles não sabem disso na época, então há uma inocência de dominação.

“Enquanto houver uma sociedade de classes, haverá ideologia.”

EPIFENOMÊNICA: Fala das concepções de uma classe dominante, mas não abrange as questões de classe sociais.

EPIFENÔMENO significa um fenômeno que deriva algo extra corpóreo, algo capaz de afetar o fenômeno primário, mas que não é diretamente derivado dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (460.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com