TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Voto deveria ser facultativo no Brasil

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

 DISCIPLINA: Leitura e Produção Textual/ Português 1

 CURSO:  1º Periodo de História        

PROFESSOR Mestre: Luciano Dias de Sousa

ALUNO: Fabiano Romano do Nascimento

                                                             Resumo

                                Titulo:”O voto deveria ser facultativo no Brasil ?”

         Desde a sua intituição pela constituição autorgada em 1824 no Brasil o voto é obrigatório. Mesmo sendo um “dever” intitulado aos cidadãos existem divergências diante de tal mecanismo político.

        Nota-se um sistema com diversas falências, já que vivemos em um país moralmente corrupto e desonesto quando se refere a grande maioria de nossos agentes políticos, bem como dos outros poderes do estado. Uma das possivéis causas é a desinformação a respeito da política em nossa sociedade, a falta de conhecimento e reivindicação dos direitos, na qual acabou se tornando sinônimo de dinheiro fácil  ou  “é corrupto mas faz”.

      Muito se discute a respeito dessa obrigatoriedade em tempos atuias, já que em muitos outros países o voto é facultativo. Para muitos especialistas deveriamos também mudar nosso sistema, sendo a obrigatoriedade um ferimento no direito  constitucional de cada indivíduo entre querer ou não votar. Paralelamente há defesa de que se houver tal mudança acarretará mais caos, já que para muitos a política em nosso país nada mais é que um mal necessário, o que vem gerando a cada dia a falta de interesse e desestimulando aos cidadãos visto os escândalos de roubos de dinheiro público.

      Enquanto não houver consciência de cada cidadão de que o voto é a arma mais valiosa para se transformar um futuro melhor, o debate dele ser obrigatório ou facultativo acaba sendo um coadjuvante, sendo nós os protaganistas que mesmo não tendo a educação de qualidade de direito, devemos buscar conhecer nossos representantes, seus partidos e lhes  cobrar, pois o legislativo nada mais é que nossos funcionários, tendo em vista que o poder é do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com