TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do professor de História na defesa de uma educação inclusiva.

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO        3

 DESENVOLVIMENTO        4

 CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

 REFERÊNCIAS        7



INTRODUÇÃO

O conhecimento teórico é fundamental na formação do professor. A responsabilidade do professor no ato de ensinar não é somente um transmissor de conteúdos, o professor está formando cidadãos onde, seus conteúdos e postura devem ser reflexo do contexto social e da realidade.

O dia a dia nos faz aprender as diferenças de cada um, nos fazendo ajudar a construir uma sociedade mais solidária, a aprender a respeitar as pessoas, a ter os laços de amizades e a preparar a comunidade a apoia uns aos outros. Mostrando que qual seja a diferença devemos estar sempre unidos.

A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano, a existência de indivíduos diferentes faz com que o mundo se torne mais completo, mas nem por isso devemos discriminar ou agir de forma preconceituosa.

O mundo está em constante evolução e a cada dia aprendemos mais sobre nós seres humanos.


DESENVOLVIMENTO

O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Vivemos num mundo cheio de diferenças, em vários setores. A diversidade e a diferença, estão sendo tema de várias reuniões pelo mundo. Questões como raça, crença, etnia, capacidades, sexualidade, estão sempre em pauta.

É preciso respeitar as diferenças, cada pessoa por mais diferente que seja tem muito com o que contribuir e a ensinar. Todos temos defeitos do qual alguns iram tolerar e outros não. Respeitar faz com que a pessoa se sinta livre para expor suas opiniões, temos que perceber que todos nós temos direito a liberdade, mas acima de tudo respeitar os limites do outro e não ultrapassa – los.

Durante muitos anos, vários povos sofreram opressão e injustiça, devido sua crença, sua cor, seu modo de viver. Mas hoje o que mais vemos ainda é o preconceito racial. Não esquecendo de citar também o preconceito na homossexualidade. Os homossexuais vem travando uma batalha constante por direitos das quais muitos são negados e outros não. Mas a união entre eles e pessoas simpatizantes estão conseguindo mudar leis.

Pessoas foram muito oprimidas, impedidas de diversas práticas. Mesmo com o mundo em uma evolução constante, abusos ainda são vistos. A sociedade está cada vez mais diversificada e cada um de algum modo está lutando pelo seu espaço, direito, reconhecimento e outras coisas das quais precisam.

As políticas de inclusão vem para mostrar que todos devemos lutar por nossos direitos, mas também viver em paz em sociedade e ter a união de todos. Mas claro que é muito difícil de acontecer, muitos não aceitam ou não assumem não aceitar a diferença seja qual for ela.

Muitas lutas foram travadas por direitos como por exemplo a ditadura, a opressão a mulher, a luta dos povos indígenas por suas terras, entre outras lutas. Para mudar isso foi preciso a união de vários grupos lutando pela causa.

Os direitos reconhecido a pessoa vai muito além da sua capacidade física, do seu caráter, ou de suas preferências seja ela qual for. As pessoas não devem ser rotuladas.

Mudanças políticas curriculares vem acontecendo por conta das diferenças culturais existentes. Essas políticas vem trazendo uma nova forma de unir diferentes grupos, para tentar combater o racismo e até mesmo o bullying tão frequentes nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com