TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma toponímia?

Por:   •  13/1/2023  •  Ensaio  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O que é uma toponímia?

Segundo conceito apresentado na Wikipédia, toponímia vem do grego e significa “nome de lugar”, sendo uma divisão da onomástica que estuda os nomes geográficos ou topônimos – nomes próprios de lugares, origem e evolução. Estando associado a um local determinado, pode ser utilizado o termo geomínia – divisão da geografia que estuda topônimos associados a coordenadas geográficas.

  1. O que é toponímia do Brasil?

É um conjunto de topônimos, que mostram a ocupação das terras brasileiras, podemos considerar em período anterior a chegada de Cabral, do início da colonização e demonstram como se deu a ocupação destes territórios. A nomenclatura em tupi-guarani,  utilizada pelos povos originários da terra sobreviveram a personagens e nomes clássicos utilizados pelos europeus, aqueles que foram avançando em terras brasileiras a partir de 1.500. A ocupação do litoral brasileiro em direção ao sertão e de leste a oeste, demonstra como se deu isso.

José de Alencar, célebre romancista, imortalizou Iracema que suspira pelo retorno de seu amado, hoje uma bela praia na capital do Ceará – Fortaleza, que ostenta uma estátua representando-a.

No Rio Grande do Sul, Itacurubi, Itaqui, Quaraí, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Panambi, ente muitos outros, são exemplos a serem citados de topônimos.

  1. Quais as toponímias recorrentes na arqueologia da caatinga? Vistes algumas nos vídeos?
  2. Escolha uma e descreva.

Exemplo: A região dos Cariri, nome originário dos índios que ali viveram. Qual a sua história?

estearia

[pic 1]

[pic 2]

Localização das línguas Kariri dentro do tronco Macro-Jê.

[pic 3]

[pic 4]

Governo do Estado assina lei que reconhece primeiro território indígena no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal Francisca Pereira

Toponímia – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com