TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observacão e projeto

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem como objetivo observar o comportamento dos alunos em dois ambientes distintos ( ambientes educativos escolares e ambientes educativos não escolares),  de forma espontânea acompanhar o desenvolvimento e aprendizado,  levando em conta a particularidade dos locais e dos indivíduos que participaram deste projeto.

  1. Ambiente educativo Escolar :  O local escolhido foi a E. E. Luiz Leite,  localizada na rua Capitão Alceu Vieira , nº  72 , centro da cidade de Amparo. Esta escola que funciona em  um prédio tombado pelo patrimônio histórico  e que é a segunda escola mais antiga do estado de São Paulo, atende  a  cerca de 450 alunos, distribuídos entra ensino fundamental e ensino médio.  O que pode-se observar que embora os alunos desta escola em sua grande maioria pertençam a uma comunidade carente e com altos índices de  ocorrências policiais , o ambiente escolar é bastante tranquilo. Os alunos mostram interesse em participar de projetos como o time de futebol, fanfarra  e passeios. Outro ponto bastante positivo é que o numero de ocorrências relacionadas a depredação do bem publico é considerado baixa em comparação com outras escolas e as agressões entre alunos praticamente não existe, segundo a professora mediadora responsável por repassar estas informações.  Talvez o maior desafio da parte pedagógica desta unidade escolar , seja a de incentivar os alunos a  prestar  um vestibular e procurar se profissionalizar, para combater este desinteresse dos alunos a equipe de coordenação da escola tem procurado promover palestras motivacionais e profissionalizantes e também viagens para que os alunos do ensino médio possam conhecer centro acadêmicos e ter contato com esta realidade.   Colaboram para esta pesquisa a diretora da escola, Profª Rosana Notariano e a Profª Mediadora – Neide Ribeiro.

2 Ambiente educativo não escolar: O local escolhido foi a Cia Arteatrando, mais conhecido como casa do Teatro. Localizado na rua Barão de Campinas, 320   no centro da cidade de Amparo, o teatro funciona  em um antigo barracão e  conta com palco e  arquibancada, além de uma anti sala.   Com apresentações que acontecem pelo menos uma vez ao mês,   as peças geralmente representam o cotidiano.   O projeto da casa do teatro, tem como finalidade oferecer cursos  gratuitos a todos que apresentam  interesse pela arte e pela cultura.  Os cursos são oferecidos gratuitamente e segundo o Diretor do Projeto, o ator Alexandre Cruz, a Cia de teatro em parceria com algumas escolas publicas tenta resgatar a auto estima dos alunos através de arte e muitas vezes acaba por descobrir talentos que  se encontravam adormecidos.

Conclusão, em ambas as observações podemos  conferir que apesar das diferenças culturais e sócio econômicas, os alunos de maneira geral buscam procurar crescer    profissionalmente  e também como cidadão.   Devemos ter um olhar critico e aprender com as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com