TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Da Educação Infantil

Exames: Organização E Metodologia Da Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

Educação Infantil Europeia no Século XX e Educação Infantil no Brasil

Tabela Cronológica:

Brasil

A Companhia de Jesus desembarcou no Brasil, com a missão de converter os nativos levando a fé e a alfabetização, que era o caminho mais seguro para a catequese; com o intuito de mudar os hábitos e os costumes do povo na época.

Em 1500, Manoel da Nobrega fundou o Colégio de instrução elementar, no entanto continha dois modelos de ensino, para os indígenas apenas leitura e escrita, enquanto que para os filhos de colonos um ensino mais culto .

Em 1759, os jesuítas foram expulsos, pois o ensino dado na época era alheio ao interesse da coroa, sem os jesuítas a educação brasileira voltou à etapa zero.

1807 a família real deixa Portugal e se muda para o Brasil, há investimento no ensino técnico, multiplica – se as escolas de Ensino Superior.

1822 com a Independência do Brasil; aparecem os primeiros sinais de ensino como instituição.

1824 A primeira Constituição brasileira, teve como base de que a instrução primária é gratuita para todos os cidadãos.

1834 Transfere aos estados o dever de se responsabilizar pela educação

1844 A rede de ensino básico atendia pouco mais de 2400 alunos, no Brasil a população infantil era de 250 mil crianças.

De 1889 a 1929 teve a influencia de Auguste de Conde, que pregava o ensino leigo e livre.

Em 1900 de acordo com o IBGE o analfabetismo chegava a 85% da população.

Após a Primeira Guerra Mundial há um surto industrial com o aumento do operariado.

Em 1930 a Educação ganha contornos instituição com a criação do ministério da Educação e saúde pública, criada pelo governo provisório de Getúlio Vargas.

A partir de 1934 a Educação passa a ser direito de todos e deve ser promovida pelos poderes públicos e pela família.

Em 1947 surge uma Campanha Nacional de alfabetização.

De 1964 a 1984 o ensino superior privado ganha espaço e foi criado o exame Vestibular classificatório para acabar com o excesso de estudantes aprovados e sem vagas.

Em 1988 com a Promulgação da Nova Constituição nasce a ultima versão da LDB; com base de que o ensino fundamental é gratuito e obrigatório, a gestão democrática e progressiva autonomia pedagógica, que é aprovada em 1996 próximos ao século XXI.

Tabela Cronológica:

Educação Europeia

A Educação Europeia se destacou no período da Primeira Guerra Mundial; com o aumento do número de órfãos, foram criados diversos programas de atendimento a fim de diminuir a mortalidade infantil.

Movimento das Escolas Novas, esse movimento contrariava a concepção de que a escola deveria preparar o aluno para a vida com uma visão centrada no aluno.

Depois do surgimento da Educação Infantil houve a necessidade não só de um lugar que amparasse as crianças, mas também da qualidade de ensino adequado. Surgiram Decroly e Montessori, médicos voltados seus ao desenvolvimento das crianças e ajudavam a educação, através de materiais especialmente confeccionados.

Celestian Freinet (1896- 1966) renovou o s práticas pedagógicas que as crianças deveriam extrapolar os limites da sala de aula.

Em 1945 foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), logo após o termino da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de resolver conflitos entre as nações e promover o desenvolvimento mundial.

No meio familiar as mães começavam a mudar de papel, passando a ser mais participativa na educação dos filhos e no meio escolar, cada vez mais são desenvolvidos brinquedos educativos para as crianças.

Chanboredon e Prévet defendiam que a escola era um grande brinquedo.

Atualmente na Europa a educação infantil amplia o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e social.

Pesquisas em diferentes países revelam que um serviço de qualidade tende a desenvolver mais o raciocínio e a capacidade de solução de problemas, a ser mais cooperativas e atentas aos outros e a adquirir maior confiança em si mesmas.

A história da educação infantil na Europa permitiu captar o caráter político desse atendimento que se difere segundo a classe social das crianças.

A Educação Infantil na Europa

Na Europa a necessidade por pré-escola aparece historicamente como efeito das grandes transformações sociais, econômicas e politicas ocorridas lá. Eram creches de caráter assistencialista.

Uma nova função foi atribuída á pré-escola, antes relacionada a ideia de “educação” do que a de assistencialista, cuja função era a de compensar as deficiências das crianças, sua miséria, sua pobreza e as negligencias das famílias.

A elaboração da abordagem da privação cultural veio para fundamentar e fortalecer a ideia da pré-escola como instituição capaz de prover as “carências” culturais, linguísticas e afetivas das crianças, que vinham das classes populares.

Foi à concepção de pré-escola que chegou ao nosso pais, na década de 70, como solução de todos os problemas educacionais.

Com os programas de educação compensatórios surge a ideia de que a família não conseguiria dar ás crianças condições para o seu bom desenvolvimento na escola.

Dentro desta visão a pré-escola serviria para prever estes problemas

(carência culturais, nutricionais e afetivas) para que a partir na igualdade de chances a todos as crianças.

Por isso se tornou uma necessidade reiniciar uma pré-escola de qualidade, pois se os filhos das classes médias conseguem por meio da rede privada, os filhos das classes populares, no entanto tem o direito a mais do que meros depósitos.

Na medida em que a formação de hábitos e atitudes se tornou tão ou mais importantes que o “simples” ensinar no que se refere a pré

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com