TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diamante de Sangue e o Senhor das Armas

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

AACC – ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTIFICO CULTURAIS

Ana Paula Siqueira da Silva

Licenciatura em História

RA 1100884

Pólo São Paulo

2013

DIAMANTE DE SANGUE

Direção: Edward Zwick

Elenco: Leonardo DiCaprio (Daniel Archer), Jennifer Connelly (Maddy Bowen),

Djimon Hounsou (Solomon Vandy)

Gênero: Aventura

Nome Original: Blood Diamond

Ano: 2006

País: EUA

Em DIAMANTE DE SANGUE, nos é retratada a guerra civil pelo controle da exploração de diamantes em Serra Leoa, conhecemos o sofrimento de Solomon Vandy (Djimon Hounsou), pescador, que teve o curso de sua vida alterado de maneira drástica quando a região onde mora é invadida pelos guerrilheiros rebeldes que lutam com os soldados do governo. Solomon consegue auxiliar sua família fugir, porém ele é levado como escravo para uma mina de diamantes. Fica perplexo diante da crueldade que é cometida pelos guerrilheiros. Nessa mina descobre um diamante grande e raro, consegue enterrar a pedra para escondê-la, a mina é invadida pelas tropas do governo e Solomon, os outros escravos e muitos guerrilheiros acabam sendo presos.

Na prisão a vida de Solomon cruza com a de Daniel Archer (Leonardo di Caprio), contrabandista que compra e vende pedras preciosas e armas, negocia principalmente com os guerrilheiros rebeldes. Archer “descobre” que Solomon encontrou uma pedra valiosa e usa como argumento que trará a família de Solomon de volta em troca do diamante.

Enquando Solomon luta para encontrar sua família seu filho, Dia Vandy é capturado pelos guerrilheiros da FRU é treinado de forma cruel e ensinado a ter ódio, junto com várias outras crianças.

Em Serra Leoa está a jornalista Maddy Bowen (Jennifer Connelly), que procura informações para desvendar de onde vem as valiosas jóias das lojas de luxo da América e da Europa. Maddy pressiona Archer a passar informações sobre quem está por trás desse mercado, que financia uma guerra por questões econômicas e não leva em conta o números de vidas alteradas com mortes, amputações, separação de familiares e doenças.

Trechos que chamam atenção no filme:

“Em toda a História da África sempre que uma substância de valor é encontrada muitas pessoas morrem com sofrimento. Isto aconteceu com o marfim, borracha,

ouro e petróleo.” (FILME, DIAMANTE DE SANGUE – Cena da Conferência do

G8)

“Entendo que os brancos querem os diamantes, mas como meu povo faz isso uns com os outros?” (SOLOMON VANDY, Diamante de Sangue)

O SENHOR DAS ARMAS

Direção: Andrew Niccol

Elenco: Nicolas Cage (Yuri Orlov), Ethan Hawke (Jack Valentine), Jared Leto (Vitaly

Orlov), Bridget Moynahan (Ava Fontaine), Eamonn Walker (Andre Baptiste), Ian Holm

(Simeon Weisz), Sammi Rotibi (Andre Baptiste Jr)

Gênero: Ação

Nome Original: Lord of War

Ano: 2005

País: EUA

Em O SENHOR DAS ARMAS, o foco é a vida de Yuri Orlov (Nicolas Cage), Yuri e sua família são ucranianos que mudaram para os EUA no período da Guerra Fria

e adotam uma nova identidade: fingem ser judeus.

Reside em Brighton Beach, bairro onde presencia com freqüência os assassinatos cometidos pelos criminosos russos. Em um desses assassinatos, Yuri vê no mercado de armas uma nova maneira de ganhar a vida com a possibilidade de fazer grande riqueza.

Começa então sua trajetória de vendedor ilegal de armas, comercializa com diversas nações que estão em conflito. Negocia com todos, nos “dois lados da guerra”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com