TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conteúdos Históricos

Por:   •  19/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDDE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇAO DE PROFESSORES

UNIDADE ACADEMICA DE EDUCAÇAO

DISCIPLINA: FUND. E MET. DE ENSINO DE HISTÓRIA

DOCENTE: EDINAURA ALMEIDA

DISCENTES: DIEGO DA SILVA E MARINA CARVALHO

        

ANÁLISE DOS CAPÍTULOS 11 E 12 DO LIVRO: FUND. TEÓRIOCO-METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

2023

capítulo estudado intitulado, "aprendizagem histórica da criança", o autor dará ênfase no estudo da História para os alunos dos anos iniciais, destacando a compreensão histórica da criança, bem como os fundamentos dessa aprendizagem. Para isso utilizam algumas questões relacionadas a forma de pensar, imaginar e aprender que serão discutidas com a partir da tese de alguns autores que se voltam para as quatros concepções educacionais sendo elas, a disciplina formal, pragmatismo, genético-cognitivo e sociocultural.  A primeira teoria apresentada trata-se da lei biogenética, a mesma considera a compreensão da História pela criança algo natural pois a vida de todo indivíduo é considerada uma prática abreviada de sua espécie. No geral a aprendizagem se dava por meio da memorização, então a criança repetia o que memorizava, mas não entendiam o contexto.  Após essa etapa surge a escola nova, nela o aluno aprenderia a história de forma interativa, então passaram a usar as lições de comenius e Rousseau. Contudo a história relaciona-se aos antigos, portanto surgiu a questão de como era possível aprender sobre coisas que não existiam mais. Para John Dewey, a solução seria a seleção dos temas relacionados ao cotidiano com eles os alunos estudariam o passado fazendo associava com o presente. Entretanto, segundo Piaget, acontece o contrário, a criança formula o passado com base no presente. A aquisição dos tempos históricos fora ampliada no Brasil a partir de 1980, através de atividades técnicas que viabilizem o estudo, com isso passaram a usar a tese de Gerome Bruner e David Asubel.

 De acordo com a tese de Gerome Brumer é possível que pessoas de qualquer idade aprendam os fundamentos históricos, desde que os professores dominem o conteúdo, O método ativo é interessante contudo há alunos que necessitam dos conceitos para a construção do conhecimento, que seria a aprendizagem significativa na qual haveria ligação entre o que a criança carrega e o que ela irá aprender. As hipóteses sobre aprendizagem histórica das crianças entendem a história como Ciência fazendo com que muitos historiadores preocupados desentendessem a parte prática resumindo a Didática a ciência e a História a pesquisa. Com conhecimento manipulativo, no qual não se respeitava o processo de cognição do aluno e uma vez que a teoria e a escrita histórica surgem da vida prática, segundo Jorn Rúsem, o mesmo tenta recuperar a prática da história. Em síntese, os professores devem mediar as atividades e os conteúdos, não apenas transmiti-los.

Já no capítulo seguinte estudado intitulado “Conteúdos Históricos”, o autor Freitas Itamar começa falando sobre o sentido e a natureza dos conteúdos, A educação como processo de transmissão, aquisição e apropriação. Mas segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a educação deve voltar-se para a formação de um sujeito ativo buscando o seu desenvolvimento por consequência o desenvolvimento da sociedade, sendo assim, os conteúdos para que o conhecimento seja transmitido de forma atrativo tornando-se necessário uma adaptação da forma de transmissão (métodos, linguagens e meios).  Neste sentido o professor de história tem um papel de grande importância na condição do conhecimento através de uma prática pedagógica própria.  O pensamento filosófico e as dimensões da experiencias humanas, em “Pedagogia da autonomia”, Freire fala sobre a importância de trazer para a sala de aula a pesquisa e não apenas um conteúdo pronto e estigmatizado. Sendo assim as descobertas históricas e suas relações devem estar “ser” na sala de aula.  Na concepção de Freitas, dos conteúdos na óptica das três ordens, pois uma das questões aprendidas nas discussões quanto a importância do ensino de história remete as noções de processo. Tendo em vista que os conceitos metodológicos da história não são estáticos e imóveis. Contudo, cabe aos professores o papel de instigar os alunos a pensarem de forma crítica tornando-os capazes debaterem sobre o que engloba o campo do ensino. Ainda assim, algumas fases em que os alunos ainda não terem a capacidade de abstração, mas a relação da aula, o professor precisa no mínimo dessa luz. Portanto como ocorre aquisição inicial do conhecimento pelas crianças, sendo assim, a criança pode ter a noção de tempo por exemplo relógio, calendário móvel, música e dando características que possam adivinhar, elas sendo protagonistas de sua própria história. Como acontece o processo de aprendizado por assimilação, é a incorporação dos elementos do meio nos esquemas que o sujeito dispões e a ação do sujeito sobre os objetos e sobre o mundo. Já na visão de Piaget é a integração de novos elementos a estrutura já existente ou construídas, seja ela inata, ou adquirida.  A função pedagógica da disciplina de história, aplicada de maneira adequada deve visar a formação e desenvolvimento nos alunos, além de incentivar a desenvolver reflexões sobre os conteúdos. Para que aconteça, a formação completa do professor e de suma importância, visto que este de torna um transmissor, no qual contribuir apar a formação do sujeito e exercendo do papel imprescindível na sociedade.

Ainda na perspectiva do autor Freitas Itamar, a tipologia para os conteúdos conceituais, explicar as dificuldades no ensino de história e como deve trabalhado, ou até mesmo problematizado em sala de aula para os alunos de anos iniciais. A história por ela ser uma disciplina, uma ciência ampla por ter diversas questões a serem abordadas. Sendo assim, a mesma se torna uma história problema, no qual pode ser entendida e analisada. Então a história tem várias perspectiva e concepções, em que ela se torna um pouco difícil de ser compreendida por turmas de anos iniciais, ou seja, não que os alunos dos anos iniciais, sejam incapaz de aprender os conteúdos de história, diante da faixa etária e das series, pois os alunos estão em processo que a mente deles estão se abrindo para o complexo da história, mas o que seria esse complexo?  Seria os aspectos sociais, econômicos, culturais e político. Portanto o texto também mostra as dificuldades de se trabalhar o ensino de história em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com