TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICAS DE ENSINO POSTAGEM

Por:   •  20/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

                  PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

CAROLINE MONTEIRO LAMELAS HARA

RA: 2102001

AMPARO-SP

20

Sumário

1  PONTO DE PARTIDA

2  AMBIENTES ESCOLARES

3  AMBIENTES NÃO-ESCOLARES

4  REFERÊNCIAS

1 PONTO DE PARTIDA

O trabalho foi desenvolvido com observação assistemática, não participante na vida real, nas proximidades do raio de 500 metros do CEP 13904-310, Jardim Figueira -Amparo-SP.

O local de partida tratasse de um bairro localizado na região oeste da cidade, é um local tranquilo e agradável de se morar. É composto por residências de classe C e com considerável quantidade de adolescentes e crianças em fase escolar.

O bairro disponibiliza de duas ótimas escolas, uma escola a nível municipal e outra a nível estadual e conta também com um centro esportivo.

              [pic 2]

2  AMBIENTE ESCOLAR

É um ambiente provido de valorização do conhecimento, onde o indivíduo está sujeito a muitas oportunidades de aprendizagem. Ambiente este, onde se capacita o aluno a desenvolver suas habilidades a fim de favorecer o progresso mental.

Dentro do ambiente escolar deve haver interação de aluno, professor, família, comunidade e principalmente que seja um local saudável e produtivo para todos.

Portanto por este trabalho foi observado os seguintes ambientes escolares próximo ao CEP 13904-310 como ponto de partida.

E.E. Prof. Maria Aparecida Dos Santos Castro – A instituição de ensino se localiza em Avenida Rio Danúbio 181, Jardim Figueira, Amparo- São Paulo.

É uma instituição pública estadual, oferece aulas de ensino fundamental I e II contendo toda a estrutura para o conforto e desenvolvimento educacional de seus alunos.

Sua estrutura é composta por quadra esportiva coberta, laboratório de informática, sala de leitura, pátio coberto, pátio descoberto, alimentação, sala do professor, banheiros femininos e masculinos. Além de toda esta estrutura física, a unidade de ensino descrita acima possui um corpo docente muito capacitado para a inclusão de seus alunos ao ensino fundamental I e II.

Escola Municipal De Educação Infantil Tio Patinhas- A instituição de ensino municipal se localiza em Rua Rio Sena 300, Jardim Figueira, Amparo-SP.

A escola de educação infantil foi fundada no ano de 1988, atende a 60 alunos, com funcionamento de dois períodos. Além disso conta com internet, parque infantil, refeitório, alimentação e banheiros. Uma ótima escola de ambiente aconchegante e agradável para ingressar a criança aos anos iniciais.

        [pic 3][pic 4]

 

 3  AMBIENTE NÃO-ESCOLAR

A educação não se limita apenas a espaços ou instituições educacionais, mas pode ser encontrada também em outros lugares fora dos muros das escolas. Exemplos de ambientes não-escolares são bibliotecas, hospitais, ongs, centros esportivos entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com