TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO: O PROCESSO HISTÓRICO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.209 Palavras (21 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 21

EVELISE APARECIDA BARBOZA

PROJETO DE ENSINO: O PROCESSO HISTÓRICO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Projeto de ensino de apresentado ao curso de História

RESUMO

O presente Projeto de Ensino aborda a temática sobre o processo histórico das relações de trabalho discorrendo sobre a divisão do trabalho e sua transformação no decorrer do tempo. O objetivo do desenvolvimento do tema visa problematizar a realidade atual identificando os problemas com o estudo em dimensões históricas, através dos conteúdos da História brasileira, a proposta tende permitir que o aluno tenha a capacidade de questionar, aprofundar, confrontar e refletir sobre as amplitudes históricas da realidade atual. Para o desenvolvimento do trabalho serão utilizados alguns subtemas, com a finalidade de contextualizar as relações de trabalho desde a sociedade medieval até a sociedade contemporânea onde serão apresentados os acontecimentos históricos pontuais e problemáticas gerais que favorecerão os estudos das relações no tempo. O projeto de ensino é desenvolvido através de pesquisa bibliográfica em periódicos, artigos e documentos online sobre o tema, alguns dos autores citados no referencial teórico são Del Priori e Venâncio; Libâneo; Mendes; Pereira; Segal; Sousa entre outros. Estando em conformidade com o que demanda o PCN de História o desenvolvimento do tema se justifica levando em conta que contribui para a formação dos alunos dos últimos anos do ensino básico em cidadãos que possam ser críticos com a realidade e os preparando para a compreensão e entendimento do mundo do trabalho, o qual logo em breve estarão inseridos.

Palavras-chave: Divisão do Trabalho; Processo Histórico; PCN.

1 INTRODUÇÃO

O presente Projeto de Ensino para a educação básica é pré requisito para a conclusão de curso de graduação com Habilitação em Licenciatura em História e visa discorrer sobre a temática “O processo histórico das relações de trabalho” abordando a divisão do trabalho e sua transformação no tempo. O tema será contextualizado através de pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento do projeto fará uso de fontes históricas de textos; imagens; gravuras; filmes e música.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História apontam como objetivo primordial para o ensino fundamental a formação do cidadão crítico, consciente. Distingui-se como uma proposta inovadora do ensino por meio de eixos temáticos, alternativa que se baseia no fato de que qualquer tema/objeto contém em si a totalidade do social. Estas recomendações significam mudanças fundamentais na prática pedagógica.

Considerando as orientações sobre o eixo temático para o terceiro ciclo do ensino fundamental, os estudos das relações entre a realidade histórica brasileira e de outras partes do mundo de modo a permitir o conhecimento de momentos históricos nas suas singularidades favorece os estudos de processos e relações de semelhanças, diferenças, permanências e transformações entre as épocas.

Desta forma, a escolha deste tema para o Projeto de Ensino propõe-se utilizar de questões atuais para sensibilizar os alunos no estudo do passado. Partindo da premissa de que, ao conhecer as outras realidades temporais e espaciais os alunos poderão adquir conhecimento suficiente para dimensionar a sua inserção em grupos sociais diversificados.

Com o objetivo geral de problematizar a realidade atual identificando os problemas com o estudo em dimensões históricas, através dos conteúdos da História brasileira, a proposta visa permitir que o aluno tenha a capacidade de questionar, aprofundar, confrontar e refletir sobre as amplitudes históricas da realidade atual.

Para o desenvolvimento do trabalho com o tema “O processo histórico das relações de trabalho” foram utilizados alguns subtemas, com a finalidade de contextualizar as relações de trabalho desde a sociedade medival até a contemporâneidade onde são apresentados os acontecimentos históricos pontuais e problemáticas gerais que favorecerão os estudos das relações no tempo.

2 JUSTIFICATIVA

Justifica-se a escolha do tema “O processo histórico das relações de trabalho” para o presente Projeto de Ensino a sua colaboração para a formação e preparação dos alunos dos últimos anos do ensino básico para a compreensão e entendimento do mercado de trabalho em que seus pais estão inseridos e que logo adiante fará parte de suas vidas.

Além disto, o tema escolhido está em conformidade com o que propõe os PCN de História, pois envolve a “divisão do trabalho e sua transformação no tempo” através dos subtemas que atende ao quesito primordial no ensino de História, que:

 (...) estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais as que se constituem como nacionais. (...)desempenhar um papel mais relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo (BRASIL, 1999, p.26).

Ao acompanhar a evolução da história do trabalho é possível ao aluno adquirir conhecimento para o alargamento do senso crítico. O conteúdo trabalhado trará subtemas que fazem parte da realidade dos alunos e através da utilização de fontes históricas que favorecerão o entendimento dos fatos históricos estimulando o imaginário dos alunos no aprendizado da História.

A utilização de pesquisas na internet, filmes e músicas são as ferramentas que farão parte do desenvolvimento do presente Projeto de Ensino contemplando a docência e a pesquisa sobre o tema.

Serão abordadas as relações de trabalho em diferentes momentos da História brasileira envolvendo os seguinte tópicos: Relações de trabalho em diferentes momentos na História de povos do mundo; Diferenças, semelhanças, transformações e permanências nas relações de trabalho, no presente e no passado: caracterizar e analisar diferentes tipos de escravidão, servidão e trabalho livre; Caracterizar a diversidade de trabalho no campo e na cidade, diferentes organizações de trabalhadores.

O projeto se mostra viável, pois, mesmo á temática sendo complexa conseguimos fazer um recorte com limites bem definidos que atinge as necessidades da educação básica. Será desenvolvido durante 8 aulas de história fazendo uso de fontes simples.

3 REFERÊNCIAL TEÓRICO

3.1 A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com