TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Curso

Artigo: Plano De Curso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL.

1 INTRODUÇÃO

A temática da diversidade cultural tem assumido grande centralidade na política educacional brasileira atual das duas últimas décadas. Em linhas gerais, almeja-se construir democracias multiétnicas e promover a paz e a coesão social, por meio da convivência pacífica de opiniões divergentes, do respeito e valorização da diversidade, cuja visibilidade era obscurecida pelos chamados discursos dominante. As minorias e os grupos marginalizados ou socialmente vulneráveis são valorizadas por políticas públicas compensatórias e ações afirmativas, sob o argumento da necessidade de compensar ou reparar perversas sequelas do passado.

Dois aspectos podem ser ressaltados nestas políticas: o respeito à igualdade na diferença - tratamento igualitário sob o ponto de vista dos direitos humanos e da justiça social e o respeito à diferença na igualdade – e a individualização de tratamentos. Tais políticas resultam em novos desafios para educadores e gestores escolares, especialmente porque têm conduzido à necessidade de repensar o papel da escola. Observamos que muito pouco tem se discutido sobre a questão da diversidade no campo da gestão escolar e que a literatura em geral tem abordados aspectos relacionados ao currículo, conteúdos e práticas pedagógica da perspectiva da oposição à homogeneidade, à padronização e à uniformização do antigo modelo.

Por isso, procuramos, nesse texto, organizar algumas informações ou levantar alguns aspectos que podem contribuir para o debate. Demonstraremos que a preocupação com a gestão da diversidade ultrapassa o campo da educação, abrangendo governos e empresas. Em seguida, identificaremos o que alguns documentos oficiais e artigos de diferentes autores têm priorizado ao abordar esse assunto. Por fim, teceremos algumas considerações sobre o que não tem sido levado em conta nessas discussões

2 DESENVOLVIMENTO

O conceito de inclusão em sua evolução sócio histórica aponta para a necessidade de aprofundar debate sobre a diversidade. Isso implicaria em busca compreender a heterogeneidade, as diferença individuais, coletivas. As especificidades do humano é sobretudo as diferentes situações vividas na realidade social e no cotidiano escolar.

Essa discussão passa necessariamente pela reflexão sobre os conceitos historicamente construído acerca dos tipos de alunos como: negros, deficientes, homossexuais e padrão de pobreza e outros. Essas rejeições leva a deficiência cristalizando no imaginário social e expresso na pratica pedagógica, centrada na limitação, nos obstáculos e nas dificuldades, que se encontram muitas vezes, ainda presente na escola.

A inclusão esta fundada na dimensão humana e sociocultural que procura enfatizar forma de interação positiva, possibilidades apoio as dificuldades e acolhimento das necessidades dessas pessoas, tendo como ponto de partida a escuta dos alunos, pais e comunidade escolar. Podemos perceber, e ate mesmo no nosso cotidiano individual de culturas diferente que pode ser facilmente identificada por uma serie de características, modo de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar a evidencia das diferentes linguísticas, gírias, sotaque, palavras e expressões. Principalmente as crianças em quanto sujeitos social são influenciada por essa diversidade cultural.

Estudar a cultura como um todo e cultura de um determinado povo em especial possibilitam entendermos as diferenças existentes entre países, lugares e os povos, mostra algo que é diferente daquilo que fazemos que conhecemos, que estamos acostumados. É importante conhecermos outros hábitos diferentes.

1.1 O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A educação é essencialmente um ato de conhecimento e de conscientização, mas para que isso se torne possível precisamos que os professores conduzam os alunos no processo de respeito a diversidade cultural que se concretiza nas relações humanas conduzidas para a cidadania em direção a transformação da sociedade que se encontra em constante processo de (re) construção.

E ao professor cabe ensinar, sendo essa sua principal função e a formação inicial e continuada o capacita a cumprir seu papel no processo de ensino aprendizagem quando este é compromissado com seus deveres e responsabilidades de educador que envolve a decisão lúcida e profunda de quem assume, aderindo o desafio da diversidade a serviço da unidade .

Portanto o professor com formação inicial e continuada terá compromisso com a educação que garanta os direitos do aluno aprender de fato e ainda desenvolver no aluno o senso crítico capacitando-o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com