TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio - A Escolarização de Jovens e Adultas (História 3º Semestre)

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.499 Palavras (14 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Fundamentação Téorica: Fatores Históricos e Sociais da EJA.......................4

2.1 Fundamentação Téorica: Fatores Históricos e Sociais da EJA.......................5

2.1 Fundamentação Téorica: Fatores Históricos e Sociais da EJA.......................6

2.1.1 Função Social da Escola na EJA...............................................................7

2.1.1.1 Paulo Freire e suas Contribuições para a Educação.......................................7

2.1.1.1.1 Proposta de Trabalho Docente......................................................................8

2.1.1.1.1 Proposta de Trabalho Docente......................................................................9

2.1.1.1.1 Proposta de Trabalho Docente....................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................12

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................13

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS.......................................................................14


  1. INTRODUÇÃO

Alfabetizar Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, está intimamente ligada a sonhos, expectativas, anseios de mudança. Geralmente é depois da adolescência que o individuo reconhece que necessita do conhecimento escolar e passa a buscá-lo. As causas de não ter se alfabetizado na infância podem ser várias, como o fato de ter que trabalhar para sobreviver, não ter acesso à escola no local onde mora e até mesmo a evasão escolar, por isso é comum ainda haver escolas que alfabetizam jovens e adultos.

A Alfabetização de jovens e adultos não é um ato apenas de ensino-aprendizagem, é a construção de uma perspectiva de mudança; no início, época da colonização do Brasil, as poucas escolas existentes eram para privilégio das classes média e alta, nessas famílias os filhos possuíam acompanhamento escolar na infância; não havia a necessidade de uma alfabetização para jovens e adultos, as classes pobres não tinham acesso à instrução escolar e quando recebiam era de forma indireta, de acordo com Ghiraldelli Jr. (2008, p.24) a educação brasileira teve seu início com o fim dos regimes das capitanias, ele cita que:

A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas. A das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI então rei de Portugal, trouxe a corte para o Brasil (1808-1821).

Passou-se o tempo e muitas foram às lutas para o desenvolvimento da EJA no Brasil, pois com essa persistência foi necessário que os pedagogos pudessem se atualizar na formação para atender e compreender as novas perspectivas de ensino para essa modalidade. A formação de professores para a EJA é essencial para que haja uma educação de qualidade, pois somente desta maneira o educador será capaz de elaborar didáticas que resultem bons desempenhos em sala de aula, garantindo a permanência desses alunos na escola. Mostrando-os a importância de continuar seus estudos, a fim de que se tornem cidadãos críticos e reflexivos para que possam interagir de forma participativa na sociedade.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Educação de Jovens e Adultos antecede até mesmo as datas documentadas; de forma indireta, adultos interessava-se em aprender as primeiras letras, ao menos escrevendo o próprio nome. É importante enfatizar a trajetória da EJA no Brasil, e sua contribuição à população brasileira e ao mesmo tempo os processos de alfabetização que são das contribuições para que ela aconteça de maneira eficaz.

A EJA é uma modalidade da Educação Básica que se propõe a atender a um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência, seja pela falta de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino, ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: FATORES HISTÓRICOS E SOCIAIS DA EJA

A História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil está ligada à história da educação popular geral, sendo considerada como parte integrante da problemática mais ampla da educação popular. Desta forma é pertinente a explanação feita logo no início do 3º Capítulo do parecer CNE/CEB nº 11/2000, referindo-se as leis como resultado de conflitos histórico-sociais que expressam a multiplicidade das forças sócias não apenas como decisões de legisladores específicos. Ou seja, a mudança nas leis, no decorrer da história da educação, quer seja de maneira a contribuir para o avanço, quer para retroceder em pontos importantes, devem ser compreendidas conforme os conflitos sociais de cada período histórico. Os “movimentos educativos”, como tão bem coloca PAIVA (1983), “refletem basicamente as condições sociais, econômicas e políticas dessa sociedade”.

...no Brasil, devemos levar em consideração a precária formação cultural do profissional de nossas elites, bem como seu acompanhante preferido: a pretensão intelectual. A educação, por isso mesmo, sofreu especialmente em virtude de carência de quadros técnicos, da tradição dos pareceres surgidos de fora do campo especializado e de seu próprio carácter de prática social, que ajudaram a difundir a ideia de que, sobre ela, todos são igualmente capazes de opinar e decidir (1983, p.24).

Os fatores que contribuíram para as várias modificações de perspectivas que a educação popular, e consequentemente a EJA, sofreu desde o início, são bastante complexos, portanto será dado maior ênfase às últimas décadas do século XX, aproximando-se das mudanças mais atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (253.9 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com