TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BNCC HIST E GEO 7º SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  25/10/2019  •  Seminário  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRDUÇÃO..........................................................................................3

2 PLANO DE AULA...................................................................................4

     

3 CONCLUSÃO.........................................................................................6

REFERENCIAS.........................................................................................7


  1. INTRODUÇÃO

Com os avanços tecnológicos e didáticos no ambiente escolar, hoje as crianças têm mais acessibilidade em perceberem as semelhanças entre as disciplinas trabalhadas.

Para salientar melhor a interdisciplinaridade a proposta é produzir um Plano de Trabalho Docente, que contêm a interdisciplinaridade entre duas disciplinas seguindo as instruções dos anos inicias do Ensino fundamental pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As disciplinas escolhidas para realizar o plano de aula foram: Matemática e Educação Física. Pode até não parecer elas entre si, porem essas duas matérias possui semelhanças e podem ser trabalhadas juntas as habilidades que cada uma oferece. Exemplo: Jogos, circuitos e técnicas de contagens.  

No PTD deste trabalho será ministrado apenas pela professora da sala, mas pode ocorrer a parceria do professor especialista de Ed. Física com o pedagogo-professor da sala em uma aula só, na quadra, pátio, área livre e sala de aula.

A Matemática está presente durante o cotidiano, no tempo que a criança toma banho, almoça, brinca, o chocolate e as balas que tem que dividir com o irmão ou amigo, a mesada que precisa juntar para comprar aquele brinquedo, quantos dias falta para o aniversário. Já a Ed. Física abrange a saúde, a brincadeira de pega-pega, de roda, andar de bicicleta, nadar, brincadeira com bola etc. O pedagogo deve sempre manter as crianças interessadas de forma atrativa as disciplinas que compõem o currículo.

Quais técnicas e materiais o professor pode utilizar? Como organizar uma aula diferenciada, e facilitar o entendimento instigando o lúdico dos alunos? O Plano de trabalho docente responderá esses questionamentos de forma disciplinada e clara.  

           


  1. PLANO DE AULA.

                   

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Escola: EMEF Prof.ª Célia Guedes

Docente: Gabriela

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental I.

Disciplinas: Matemática e Educação Física

Conteúdos: Matemática: Números (Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação. Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros). Geometria (Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado. Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico. Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais)

Educação Física: Brincadeiras e jogos (Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional. Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas. Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

Objetivos: Permitir que a criança vivencie aulas diversificadas, melhorando sua concepção de qualidade de vida, utilizando a matemática como parceira, promovendo o lúdico ao mesmo tempo ensinando.

Procedimentos metodológicos:

Brincadeiras:

-Amarelinha, pode parecer uma simples brincadeira onde a criança joga a pedra e pula no número. Não será escrito os números convencionais de 1 a 10, e sim de 10 a 20 assim aonde a criança jogar a pedra ela vai ter que falar o número oralmente em alto bom som. E conforme as rodadas pode ir mudando os algarismos, como de 20 a 30, 30 a 40 e etc. Sabemos que algumas crianças da faixa etária de 6 a 7 anos ainda tem dificuldades em reconhecer números, e essa brincadeira vai ajudar o reconhecimento dos numerais, e ao mesmo tempo trabalhando coordenação motora, equilíbrio e salto.

-Dança da cadeira, nessa brincadeira envolve a contagem, pois a criança tem que contar os integrantes e sempre colocar uma cadeira a menos, beneficia a concepção de subtração. Também vai promover a percepção musical, e agilidade em sentar na hora que a música acabar.

-Dominó gigante, caso a escola não tenha esse jogo, podem ser confeccionadas com caixinhas de leite. Trabalhará o raciocínio logico e contagem, o contentamento em não mostrar as peças para os outros participantes, e como o dominó é gigante as crianças vão ter que levantar para organizar as peças, isso estimulará movimento e noção espacial para ajeitar as peças.

-Dama gigante, pode ser feita com pedações de EVA branco e preto e garrafas PET´S. os benefícios desse jogo são: realizar estratégias assim trabalhando o lúdico da criança, aceitação de regras, na parte de movimento os benefícios trabalhados são os mesmo do jogo Dominó gigante.

-Boliche, cada criança terá 2 chances para derrubar os pinos, assim haverá uma tabela feita pela professora com os nomes dos alunos e quantos acertos obtiveram, nesse aspecto já entra a parte da soma e interpretação de tabela, o boliche ajuda na lateralidade, raciocínio, estratégia e coordenação.

-Twister, vai trabalhar as formas geométricas, coordenação motora, lateralidade, concentração, trabalho em equipe, noção de espaço, recebimento de comandos e equilíbrio.

-Circuitos, crianças vão ter que passar com a bola na mão, em baixo de mesa, zig-zag nos cones, pular dentro dos bambolês e passar a bola para o próximo colega, terá duas equipes, a equipe que em menor tempo realiza esse circuito ganha. A professora cronometrará o tempo de cada aluno, e fazer uma tabela para realizar interpretação.

Recursos didáticos: cones, bambolê, corda, giz, bolas, lousa, cadeiras, jogos diferentes.

Avaliação: Avaliar não apenas com o fundamento de colocar nota para progressão ou retenção de um aluno, e sim perceber avanços e o sentindo que a criança levou para chegar em seus objetivos. E que a professora faça sua auto avaliação, e veja se seus conceitos e planejamento estão sendo executados positivamente. A observação que será feita durante as atividades dos alunos, constituirá na sua participação, no seu espirito de trabalho em grupo e respeito as regras. O melhor resultado e a nota, não serão só para os alunos que desenvolverem a melhor performance em correr mais, ou melhor agilidade, em resolver os desafios. Cada criança tem sua individualidade e habilidades que devem ser respeitadas conforme seus limites.

Referências: BNCC disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

PROFESSOR ABORDA CONCEITOS DE MATEMÁTICA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

https://www.youtube.com/watch?v=cTcTLzWnaNU  visto em: 10/05/2019 as 16:58.

https://www.youtube.com/watch?v=kM-B55P7Nys    visto em: 10/05/2019 as 17:03.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com