TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM NOVO OLHAR SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA E A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS JOVENS E ADULTAS

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

UM NOVO OLHAR SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA E A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS JOVENS E ADULTAS

Aluna: Maíra de Medeiros Carvalho

Polo: Petrópolis

Os reformistas da educação Aluísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo entre outros alicerçados nas teorias psicológicas de Lourenço Filho, na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e político de Anísio Teixeira instituíram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932, que se tornou o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. O movimento reformador foi alvo da crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada. Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova propagou a reconstrução social da escola na sociedade urbana e industrial. Criticava a escola tradicional, pois esta vinha mantendo o indivíduo isolado em sua autonomia, resultado da doutrina do individualismo e de uma concepção burguesa de sociedade. O Manifesto defendia o direito de cada indivíduo à educação integral, como também estipulava a obrigatoriedade de seu ingresso no sistema educacional.

A escola integral e única proposta pelo manifesto era definida em oposição à escola existente, chamada de tradicional. Assim conceituava o manifesto a escola ou educação nova: "A educação nova, alargando sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar a hierarquia democrática pela ‘hierarquia das capacidades’, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de dirigir o desenvolvimento natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento, de acordo com uma certa concepção de mundo.” (BARROS, TATIANA. Principais propostas do manifesto SHVONG). Disponível em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1709158-manifesto-dos-pioneiros-da-escola/> Visitado em 4 de junho de 2011.

Paralelamente ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 e seu legado de grande importância para a educação percebe-se que alfabetizar Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, está intimamente ligada a sonhos, expectativas, anseios de mudança. Geralmente é depois da adolescência que se reconhece a necessidade  do conhecimento escolar e passa-se a buscá-lo. As causas de não ter se alfabetizado na infância podem ser várias, como o fato de  ter que trabalhar para sobreviver, não ter acesso a escola no local onde mora e até mesmo a evasão escolar, por isso é comum ainda haver escolas que alfabetizam jovens e adultos. Conforme o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, tinha por objetivo a educação para todos, a  educação de jovens e adultos é um direito assegurado pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), é assegurado gratuitamente aos que não tiveram acesso na idade própria e segundo a LDBEN o poder público deverá estimular o acesso e a permanência do jovem e do adulto na escola. Quando esse adulto ou adolescente se depara com o ambiente escolar um mundo novo se abre para ela é como se fosse cega e de repente abrisse os olhos e enxergasse coisas que até então não via.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com