TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Educacional

Trabalho Universitário: Pratica Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Manhuaçu

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de História

da ....

2013

Sumario

Introdução____________________________________________________04

Desenvolvimento_______________________________________________05

Conclusão____________________________________________________08

Referencias Bibliográficas_______________________________________09

INTRODUÇÃO

Através desse trabalho conhecemos o trabalho docente e analisamos a qualidade da formação para o trabalho com a inclusão.

Estamos vivendo um momento de inclusão nas instituições escolares regulares, atingindo não somente as escolas, mas também a sociedade, onde os professores percebem que as diferenças devem ser aceitas no ambiente escolar.

Ao perceber que aluno especial podem se socializar aos demais o professor busca alternativas educacionais que auxiliam no processo. Iniciaremos a reflexão: Qualidade da formação docente para o trabalho com a inclusão através desse estudo demonstrou o que aprendemos e as contribuições das disciplinas estudadas nesse semestre e suas práticas na sala de aula.

Desenvolvimento

A prática educacional voltada para a integração da criança com deficiência teve início nos anos 60, onde era oferecido recurso em classe especial, que reunia em uma só classe crianças com deficiência ou distúrbios diferentes, desse momento até nos dias de hoje, aconteceu um grande e positivo avanço. Embora o estado e os municípios não ofereçam suporte necessário para os professores para que aconteça de forma correta a inclusão dentro das escolas.

O tema “Toda criança tem direito à educação” (declaração dos direitos humanos, 1948), nos mostra um desejo inclusivo e de qualidade educacional. Na lei de diretrizes e bases da educação nacional o “(...) atendimento educacional gratuito a educandos com necessidades especiais preferencialmente na rede-regular de ensino”, vem trazer uma proposta em que o docente tinha que atender a todos com qualidade para direcionar todo esse processo. È preciso acolher junto a diversidade onde deixa de lado os preconceitos e discriminação que diferencia pessoas, o que é uma injustiça.

“Todas as crianças de ambos os sexos tem direitos fundamental a educação, e a elas deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimento”. (Declaração de Salamanca, 1994)

Em entrevista à revista Nova Escola em maio de 2005, Maria Tereza Egler Mantoan, diz que para que a escola seja inclusiva é preciso um bom projeto pedagógico que começa pela reflexão.

“Diferente do que muitos possam pensar, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados”, pois além de fazer adaptações físicas a escola precisa oferecer atendimento educacional paralelamente ás aulas regulares de preferência no mesmo local. EX: uma criança cega, assistir aula com os colegas que enxergam, e no contra turno exercitar mobilidade, locomoção, uso da linguagem braile. Tudo isso ajuda na sua integração e no seu aprendizado dentro e fora da escola.

Mazzotta nos mostra alguns fatores básicos para que a educação especial nas escolas regulares possa acontecer.

• Utilização de recursos pedagógicos diferenciados e múltiplos, bem como instrumentos técnicos e didáticos, selecionados e específicos para atender as diversas demandas.

• Auto avaliação dos profissionais envolvidos;

• Elaboração de projetos de estrutura técnica - práticas, avaliando cada caso e programando um atendimento individualizado, no grupo, através do grupo, e com todo grupo formado pelos demais alunos da escola;

• Elaboração de currículo adequado, sequenciado, facilitado, interessante, prazeroso e aberto à pluralidade de concepções filosófica - pedagógicas;

• Analise critica e reciclagem continuada das formas possíveis e eficazes, para que as atividades se realizem de maneira adequada e o melhor possível para cada aluno;

• Capacitação e formação continuada de profissionais especiais;

• Conscientização de que a eficácia da aprendizagem depende da eficiência do ensino e que o fracasso do aluno é consequência do fracasso da escola;

• Adequação das condições do espaço da escola.

Percebemos uma falha nas condições físicas das escolas, onde os professores encontram grande dificuldade, visto que a formação e preparo dos professores depende de um ambiente em que o mesmo possa realizar as aulas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com