TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática educacional no presente

Tese: Prática educacional no presente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

Eu (Professor), a Sala de Aula e os Desafios da Prática Docente na Atualidade

Neste pequeno texto, apresentaremos uma reflexão sucinta sobre o tema Eu (professor), a sala de aula e os desafios da prática docente na atualidade, objetivando a compreensão de alguns aspectos que norteiam a educação na contemporaneidade; dentre eles, gostaríamos de destacar: Eu (professor) e a profissão docente; Eu (professor) e a sala de aula; Eu (professor) e os desafios da prática pedagógica. Esperamos que todos os educadores ou profissionais docentes reflitam sobre suas posturas profissionais, suas práticas político-pedagógicas e seus limites e avanços na sociedade do conhecimento.

Eu (professor) e a profissão docente

O homem é um ser biopsicossocial que, aliado à dimensão espiritual, torna-se integral; ele é um ser no mundo, que só se realiza na coexistência, no encontro com o outro. Ele é a única criatura que sabe, além de criar, apreciar a beleza da criação. Como não pode viver sem ética, também não pode viver sem a estética.

Ao conviver em sociedade, constrói valores, tais quais: a honestidade, a solidariedade, a delicadeza, a sinceridade, a lealdade, o respeito e outros. Segundo TELES, o homem necessita recorrer constantemente “à ética, à coragem de decifrar-se, à confiança na própria vida, ao amor, como a manifestação mais elevada de interesse humano, de participação no grupo social, de respeito por si e pelo outro, e à verdade, que está acima de quaisquer interpretações, ideias ou opiniões” (1996:24). Isso se caracteriza como uma das primeiras necessidades do “Eu”, a necessidade ética.

A segunda necessidade do “Eu” é a estética. O homem sabe apreciar o belo, gosta de ser cercado pela beleza e sabe criá-la; ele criou a arte e com ela transforma o mundo e é transformado, pois a arte lida com as emoções, opera no campo da sensibilidade. É, sem dúvida, uma das mais belas manifestações do ser humano na relação com o mundo.

No campo da Filosofia, TELES defende que “a Ética e a Estética são maneiras de nos escutarmos, de dialogarmos, de nos encontrarmos, sinônimos do próprio ato de existir” (1996:28).

Segundo DELORS, “a educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa — espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade” (2001:99). Todo ser humano deve ser formado, especialmente, pela educação ao longo da sua vida, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios valores, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida.

Precisamos ser criativos e inovadores para desenvolvermos nosso ser. Isso nos proporcionará uma experiência profissional de sucesso, pois “aprender a ser” é um processo dialético que começa pelo conhecimento de si mesmo para se abrir, em seguida, à relação com o outro. Nesse sentido, a educação é, antes de mais nada, uma viagem interior, cujas etapas correspondem às da maturação contínua da personalidade. É um processo individualizado e uma construção social interativa.

Em se tratando da profissão docente, o professor necessita investir na sua formação inicial, na formação continuada e no exercício da profissão. SACRISTÃN (1991) afirma que:

(...) a profissionalidade da ação docente se define por um conjunto de comportamentos, conhecimentos, destrezas, atitudes e valores, e, para que se compreenda como se dá a interação dessa profissionalidade, é necessário reconhecer três contextos: o contexto pedagógico, que ocorre na prática da sala de aula; o contexto profissional, que se define pelo saber técnico coletivo; e o contexto sociocultural, que se define pelos valores (apud KULLOK, 2000, p. 106–107).

O processo de profissionalização docente encontra-se em redefinição e diversificação das suas funções no seio das escolas. E, para constituir-se como tal, há uma série de exigências fundamentais, citadas por NOVOA (1991), tais como:

• O desenvolvimento pessoal: perspectiva crítico-reflexiva que viabilize um pensar e um agir autônomos, integrados ao processo de reorganização do sistema escolar; construção de uma identidade pessoal que também seja uma identidade profissional.

• O desenvolvimento profissional: em que a formação é vista como uma dimensão coletiva, investigativa, emancipatória, criativa, competente, com modelos diversificados e com a utilização de novas formas de trabalho pedagógico, como experimentação, inovação, ensaio, etc.

• O desenvolvimento organizacional: mudança do contexto facilita a mudança do profissional, que tem a responsabilidade de construir junto à escola o projeto político-pedagógico, pensado, executado e avaliado pelo coletivo; ambiente educativo de trabalho/formação.

Devemos aprender a ser, para melhor desenvolver a nossa personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal (op. cit, p.102), aprimorando a nossa profissionalização docente.

Eu (professor) e a sala de aula

A sala de aula é um espaço pedagógico onde acontecem as interações sociais favoráveis à construção do conhecimento e à troca de experiências, informações, idéias e opiniões que contribuem para o crescimento educacional do indivíduo. Nela, a ação pedagógica estruturada no trabalho de grupos, além de propiciar as necessárias trocas de informações, cria situações que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação e do respeito mútuo entre os alunos, garantindo aprendizagens significativas.

Na sala de aula, a função do docente é promover a aprendizagem dos alunos, reconhecendo a importância de envolvê-los; mobilizar seus processos de pensamentos; explorar todas as dimensões e oportunidades de aprendizagem; fazer e refazer percursos; criar e renovar procedimentos, visando sempre seus alunos reais, que formam grupos com características próprias.

Sendo o professor o mediador do processo ensino–aprendizagem na sala de aula, este, segundo CARVALHO & PÉREZ, deve:

Conhecer os conteúdos a serem ensinados.

Conhecer e questionar a realidade.

Adquirir conhecimentos teóricos sobre aprendizagem (...).

Estabelecer relações dos conteúdos específicos com a realidade sociocultural dos alunos.

Refletir criticamente sua ação pedagógica.

Saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com