TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Teorias De Walon

Artigo: Principais Teorias De Walon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 7

PRINCIPAIS TEORIAS DE WALLON

Este estudo teve como objetivo resgatar algumas das principais idéias apresentadas por Henri Wallon em sua teoria contextual dialética sobre o desenvolvimento humano.

Seu estudo é de grande valor, principalmente, na área da Educação. O texto foi organizado, pelas alunas Angélica e Edilânia, fazendo uma breve apresentação do autor.

Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

Podemos identificar quatro temas em sua teoria:

1. A questão da motricidade: Entende que a motricidade é a primeira forma de manifestação do ser humano, que suas primeiras manifestações são afetivas.

2. A questão da emoção: A emoção é orgânica e social. É orgânica porque tem controle sub-cortical e tem repercussões tônicas. A emoção faz parte da vida orgânica e cognitiva. É através dela que o indivíduo se socializa.

3. A questão da inteligência: A inteligência se desenvolve através de "saltos". Para que estes "saltos" ocorram é necessário o amadurecimento neurológico e também a influência da cultura. Descreve dois momentos principais: -a inteligência sensório-motora e -a inteligência representativa. Para que ocorra, então, o "salto" da inteligência sensório-motora para a representativa são necessários os elementos neurológicos e também a influência da cultura. A inteligência representativa iniciaria, desta forma, em uma fase pré-categorial, onde o pensamento é sincrético, permitindo a "circulação" entre eles.

4. A formação do "eu": A construção do eu depende essencialmente do outro. Seja para ser referência, seja para ser negado. Principalmente a partir do instante em que a criança começa a viver a chamada crise de oposição, em que a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria. Isso se dá aos 3 anos de idade, a hora de saber que “eu” sou. “Manipulação (agredir ou se jogar no chão para alcançar o objetivo), sedução (fazer chantagem emocional com pais e professores) e imitação do outro são características comuns nessa fase”, diz a professora Angela Bretas, da Escola de Educação Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Até mesmo a dor, o ódio e o sofrimento são elementos estimuladores da construção do eu”, emenda Heloysa Dantas. Isso justifica o espírito crítico da teoria walloniana aos modelos convencionais de educação.

Para Wallon, o mérito da Educação é desenvolver o máximo as potencialidades de cada indivíduo. É nesse mesmo indivíduo que devem ser buscadas as possibilidades de superação, compensação e equilíbrio funcionais.

TEORIA DA APRENDIZAGEM HUMANA SEGUNDO PIAGET

Jean William Fritz Piaget (1896-1980), cientista suíço, estudou biologia e se dedicou na área de psicologia, epistemologia e educação. Tendo em vista suas teorias, afirma que o conhecimento é assimilado pela criança através de suas descobertas, o que já havia sido discutido por outros pensadores, mas que ele comprovou na prática.

Segundo Piaget, a criança para atingir sua maturação passa por algumas fases de desenvolvimento denominadas de estágios cognitivos:sensório-motor (0 – 2 anos); pré-operatório (2 – 7,8 anos); operatório-concreto (8 – 11 anos) e operatório-formal (12 anos em diante), e através de sua interação com o meio atinge seu aprendizado, sendo que este resulta da soma dos conhecimentos inatos com as novas experiências.

Vinculando-se a prática da educação, seu pensamento influenciou nas reformas realizadas no ensino brasileiro a partir do final da década de 1980, configurando em um novo modelo de educação. Piaget foi além, ousou e desafiou os métodos tradicionalistas. Reconheceu que alguns obstáculos deveriam ser superados e que os educadores precisariam mudar sua forma de pensar, aperfeiçoando e não determinando o processo de descoberta dos alunos, já que só podiam aprender o que estavam preparados a assimilar. Era necessária, portanto, uma reforma pedagógica em que os pais também fossem atingidos para que pudessem aceitar essa nova visão educacional.

Embora nós não tenhamos desenvolvido amplamente a Teoria Piagetiana, desejamos ter contribuído para o entendimento de você leitor!

Principais Conceitos de Vygotsky sobre aprendizagem

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 38 anos. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente.

1. Principais conceitos de aprendizagem

1.1. Linguagem e pensamento

A partir de estudo realizado com primatas Vigotsky percebeu que estes conseguem atingir um nível em que podem resolver problemas no seu entorno mediante o uso de instrumentos. Nesse caso existindo uma inteligência prática em ação. A essa etapa o teórico denominou de “Linguagem pré-intelectual”, ao passo que percebeu que os primatas também utilizam algumas expressões faciais, gritos e urros como forma de comunicação, a isto o teórico denominou “Pensamento pré-verbal”.

Analisando as crianças, Vigotsky constatou que elas passam por similar processo, por volta de dois anos de idade essas duas vertentes se unem originando a linguagem intelectual e o pensamento verbal. Nesse momento o vocabulário da criança é enriquecido, ela passa a questionar o que lhe intriga, e sua linguagem e pensamento passa a ser internalizados.

Tal internalização ocorre em três momentos: Fala Social ou Exterior- quando a comunicação engloba elementos do entorno da criança, e tem como finalidade apenas a comunicação com os adultos- Fala Egocêntrica- Quando a criança não tem como prioridade ser ouvido pelo adulto, porém por não saber expressar sua fala apenas para si, expressa com altissonância. Fala Interior- Quando é atingida a potencialidade da reflexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com