TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais portos

Relatório de pesquisa: Principais portos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada ao atracamento de barcos e navios, e com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário destas, bem como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.

Um porto que está localizado à beira de um oceano ou de um mar é constantemente chamado de porto marítimo, como em Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Leixões e Sines e a beira de um rio ou estuário é chamado um porto fluvial, como Lisboa, Aveiro, Belém ou Manaus. Já um pequeno porto destinado principalmente à recreação é mais habitualmente chamado de marina.

Normalmente os cálculos de estruturas portuárias para atracação dos barcos em segurança, como quebra-mares, molhes, bacias de evolução e outras são efetuados por especialistas em engenharia hidráulica utilizando-se de modelos matemáticos e de modelos físicos em laboratórios de hidráulica marítima.

Indispensáveis para um porto são:

Presença de profundos canais de água (profundidade ideal varia com o calado das embarcações)

Proteção contra o vento e ondas

Acesso a estradas e ferrovias

Portos de carga movimentados devem ter acesso a uma vasta rede ferroviária ligando o porto a outras regiões agrícolas e/ou industriais, permitindo assim o escoamento de diversos produtos a outras regiões do país e do mundo.

Os portos são alvo de várias políticas integradas de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, de forma a assegurar a plena satisfação dos seus clientes.

Destas políticas destacam-se os seguintes princípios:

Melhorar a qualidade e eficácia dos serviços prestados

Cumprir e fazer cumprir os requisitos legais, regulamentares e normativos aplicáveis aos serviços prestados, aspetos ambientais e à segurança e saúde

Prevenir, controlar e minimizar a poluição, designadamente os resíduos gerados pelas suas atividades, promovendo o recurso ao investimento em novas tecnologias e processos menos poluentes

Identificar e minimizar os riscos existentes, procedendo à implementação de ações corretivas e preventivas, de modo a eliminar qualquer fator de risco nas suas instalações

Índice [esconder]

1 Principais portos

1.1 Brasil

1.2 Ásia

1.3 Europa

1.4 América

1.5 África

1.6 Oceania

2 Modernização dos Portos

3 Referências

4 Bibliografia

5 Ver também

6 Ligações externas

Principais portos[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Porto de Santos, o maior terminal de contentores da América do Sul.

Os principais portos brasileiros são: o Porto de Santos, situado na cidade de Santos, no estado de São Paulo. É o maior porto nacional e o mais movimentado da América Latina. Em seguida, o Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, é o segundo porto mais importante do país. Outros portos brasileiros de grande importância são: Porto de Rio Grande, em Rio Grande (Rio Grande do Sul), Porto de Itajaí, em Itajaí (Santa Catarina), Porto de Vitória, em Vitória (Espírito Santo), Porto do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, Porto de Salvador, em Salvador, Porto de São Sebastião, em São Sebastião, São Paulo, Porto de Suape, em Ipojuca, Pernambuco, Porto de Angra dos Reis, em Angra dos Reis, Porto de Manaus, em Manaus (porto fluvial), Porto de Jaraguá, em Maceió, entre outros.1

Ásia[editar | editar código-fonte]

O porto de Singapura é o maior porto da Ásia e do mundo, em movimentação de contentores. É seguido pelos portos de Xangai e Hong Kong, ambos na China.

Europa[editar | editar código-fonte]

Na Europa, lidera a lista o Porto de Roterdã, nos Países Baixos, seguido pelo porto alemão de Hamburgo, seguidos pelo Porto de Sines, no Portugal.

América[editar | editar código-fonte]

Os maiores portos americanos são os portos de Los Angeles-Long Beach e de Nova York-Nova Jérsei, todos nos Estados Unidos, seguidos pelo Porto de Santos, no Brasil.

África[editar | editar código-fonte]

No continente africano, a lista é liderada pelo porto de Porto Said, no Egito.

Oceania[editar | editar código-fonte]

O maior porto do continente é o da cidade de Melbourne, Austrália.

Panorama do Porto de Singapura, um dos mais movimentados do mundo.

Panorama do Porto de Singapura, um dos mais movimentados do mundo.

Modernização dos Portos[editar | editar código-fonte]

Desconexão urbana e abandono de áreas estratégicas

Os usos e configurações espaciais de um waterfront mudam com o tempo. Primeiro, este é apenas uma área de docas, um lugar onde passageiros e mercadorias embarcam e desembarcam. Quando a vida econômica se torna mais diversificada, o waterfront torna-se lugar não somente de indústrias, como pesca, construção e reparo de navios, mas também de outras atividades comerciais. Lojas comerciais e hospedarias aparecem a fim de suprir as necessidades da indústria naval; fábricas são construídas para manufaturar mercadorias e armazéns são erguidos para estocar matéria-prima e produto final.

O uso industrial das áreas centrais atingiu seu pico durante o século XIX e início do século XX com o desenvolvimento de uma rede de ferrovias e sua integração com o transporte hidroviário. Isto fez dos waterfronts importantes centros para o movimento de pessoas e mercadorias. Com o passar do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com