TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Históricos Da Educaçao

Ensaios: Processos Históricos Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  454 Visualizações

A pedagogia realista

Muitas das contradições originárias do processo dedesmantalamento da ordem feudal, da ascensão da burguesia e da implantaçao do capitalismo ainda persitem.

As formas de trabalho se modificam com o crescimento das manufaturas e artesãos vão perder espaço diante das novas regras ditadas pelo capitalismo.

O Estado controlaa economia através do MERCANTILISMO, que resultou de acordo entre a burguesia e os reis, o que,vai gerar, no futuro, as sementes da discórdia entre essa classe em ascensão e as monarquias absolutas.

O pensamento moderno se caracteriza pela valorização da capacidade que a razão humana tem de discernir, comparar, discordar, o que provoca o desenvolvimento de uma mentalidade crítica. Essa nova mentalidade substituio DOGMATISMO pela possilidade da dúvida em relação a muitas questão, antes aceitas como verdades por meio do princípio da autoridade.

Esse processo representa a tendência ANTROPOCÊNTRICA ( o resgate do valor do homem). Os grandes pesnsadores do périodo se preocupam com os procedimentos da razão para investigar a verdade.

Por isso, esse século é também chamado século do metódo. Muitos filósofos ( Descrtes, Bacon, Locke, Hume, Spinoza, entre outros), discutem a teoria do conhecimento e preocupam-se com o problema do metódo, isto é, o caminho, a direção que a razão define para investigar a verdade.

A educação traduz essas preocupações por meio de uma pedagogia realista em oposição á educação antiga, excessivamente formal e retórica. Esse tipo de educaçao valoriza o rigor das ciências da natureza e busca superar a tendência litéraria e estética herdada do himanismo renascentista.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com