TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Históricos Da Educação

Dissertações: Processos Históricos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 2

No capítulo Comunidades Tribais e Educação difusa, do livro A história da Educação e da Pedagogia – Geral e do Brasil, você estudou que a cultura tribal é predominantemente mítica e de tradição oral. Para esses povos a natureza está “carregada de deuses”, e o sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida e não apenas no campo religioso, isto é, na ligação entre o indivíduo e o divino. Considerando este estudo, assinale a alternativa incorreta.

A organização social das tribos baseia-se em uma estrutura que mantém homogêneas as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. Mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem funções diferentes, o trabalho e o seu produto são sempre coletivo.

Resposta Correta

No exercício do poder, algumas pessoas especiais – como o chefe guerreiro ou o feiticeiro xamã – possuem privilégios, merecem a confiança das demais e são objeto de consideração e respeito.

Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis.

As oposições, inexistentes na própria comunidade, geralmente surgem entre as tribos em guerra, ocasião em que o chefe assume a vontade que a sociedade tem de aparecer como uma e autônoma, falando em nome dela.

Mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem funções diferentes, o trabalho e o seu produto são sempre coletivos.

QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:34

Após a leitura do capítulo indicado, assinale abaixo a alternativa que não corresponde ao que foi estudado sobre as Comunidades Tribais:

a organização social das tribos baseia-se em uma estrutura que mantém homogêneas as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. Também as atividades das mulheres adquirem um caráter social;

Resposta Correta

a organização social das tribos baseia-se em uma estrutura que mantém heterogêneas as relações entre o grupo;

de maneira geral, as sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. O sagrado se manifesta na explicação da origem divina da técnica, da agricultura, dos males, na natureza mágica dos instrumentos, das danças e dos desenhos;

as crianças indígenas desenvolvem habilidades e aprendem os mitos dos ancestrais por meio da educação difusa, no convívio com os adultos da tribo;

os adultos demonstram muita paciência com os enganos infantis e respeitam o seu próprio ritmo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com