TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proclamação da \\república

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

PROClAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Este trabalho objetiva comparar a forma como se apresenta a Proclamação da República (15 novembro) hoje e como se apresentava no passado. Por se tratar de uma memória teria que decorrer um pouco de minha infância, fato que não me recordo, acho que não era trabalhado ou o tema não era difundido na época apenas a aprendizagem voltada a outros conteúdos. Procurei então obter informações com algumas pessoas, entre elas professores, e colega de trabalho, para assim melhor elaborar este trabalho. Pude perceber que no passado, se trabalhava muito pouco esta data, apenas explicações da professora mediante a leitura e copia de texto explicativo que vinha nos livros didáticos, não havia apresentações como ocorre nos dias de hoje. E muitas vezes eram só comunicado aos alunos, que iria ser feriado naquela data e pronto, apenas apresentava as datas comemorativas com pouco enfoque, sem a preocupação de explicar para eles que, nesta data, no ano de 1889 o Brasil deixou de ser uma Monarquia e se tornou uma República, que houve um golpe militar e derrubou a Monarquia e restaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil. E que isso aconteceu porque a sociedade brasileira estava bastante descontente com o imperador Dom Pedro II.

Como a proposta do trabalho, era também de entrevistar um professor do ensino fundamental, com o propósito de saber como esta data era trabalhada por ela, procurei então, fazer minha entrevista com uma professora do segundo ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Laudelino Rosa de Mello da cidade de Mariluz, que se prontificou em me atender e mostrar de forma simples, como trabalhava com seus alunos a Proclamação da República.

Ao perguntar para professora qual era a importância de quinze de novembro e como trabalhava essa data, respondeu que foi o marco importante, o direito do povo em escolher seu governante marcando o fim da monarquia no Brasil, e que ela como educadora deve pelo menos tentar transmitir para seus alunos como foi esse dia. E para melhor compreensão dos alunos, ela retoma os conteúdos anteriores a essa data tão importante e faz uma “ponte” para que a criança compreenda melhor o acontecimento, comenta sobre descobrimento do Brasil, independência, período de escravidão, monarquia e chega ate a Proclamação da República.

Depois de tudo comentado, explicado e respondido a possíveis questionamentos que surgirem, é dado um conteúdo resumido (teoria) do que se tratou a proclamação da república, posteriormente é feito uma interpretação de texto. A professora trabalha também com história em quadrinhos para ler e colorir, caça-palavras, cruzada e quando possível, trabalha com cartazes, poemas com temas: Brasil Republicano, “apresentações de mini teatros muitas vezes acontecem” lembra a professora, assim os alunos vão compreendendo e assimilando melhor o conteúdo. Para que aconteça um bom entendimento do aluno, ela tem que trabalhar bem antes este conteúdo e deixar o aluno bem à vontade para que assim ele possa procurar pesquisar e entender este fato.

Durante minha entrevista percebi que havia uma grande preocupação pela professora em passar para seus alunos que a transição de Monarquia para República foi necessária para o Brasil ser o que é hoje e claro que ainda temos muito que crescer. Mas ao mesmo tempo percebi que sua explicação levava o educando a compreender melhor, e para isso, ela voltava na libertação dos escravos onde através da lei Áurea assinada pela princesa Isabel (apenas um ano antes da proclamação da república), foi o abalo final. Sabemos que a monarquia encontrava-se em crise, fazia necessária uma nova forma de governo, era preciso avançar nas questões políticas, sociais e econômicas, bem como os profissionais liberais, artistas e comerciantes, estavam crescendo nos grandes centros urbanos. Percebi também que a data e comemorada pela escola para que a história do Brasil não seja esquecida, e que o professor utiliza recursos de acordo com seu planejamento, envolvendo os educando nas atividades de uma maneira que eles aprendam e nem percebam, assim a atividade se torna prazerosas, eles apresentam para seus colegas e todo aprendem melhor o conteúdo.

No decorrer desse trabalho as diferenças vão surgindo gradativamente sobre 15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com