TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cultura Africana na Sala de leitura

Por:   •  11/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIORua Ademar de Barros, 356 centro – José Bonifácio/SP.

Fone: (0xx17) 3265-9177 - FAX: (0xx17) 3265-9131 - E-mail de-josebonifacio@edunet.sp.go.v.br

PROJETO ERER

TEMA:-

Cultura Africana e Brasileira com o Projeto Sala de Leitura

JUSTIFICATIVA:-

A presente proposta de trabalho entre a Sala de Leitura e as disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa  pretende debater questões relacionadas a  Lei Federal 10639/2003 e o Ensino da África: cultura africana e brasileira no currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na qual  apresenta a articulação entre a referida lei federal, que obriga o ensino da história e a valorização da cultura africana na educação básica com o Currículo de História da Secretaria da Educação do estado de São Paulo. Nesta ação serão analisados os conteúdos, habilidades e competências, bem como o uso do acervo da Sala de Leitura e outros recursos pedagógicos propostos pelo mencionado Currículo (Caderno do Professor, Caderno do Aluno, entre outros...).  Essa articulação evidencia que esse Currículo aceita e necessita de outros materiais pedagógicos no qual privilegiam uma qualidade de aprendizagem significante na disciplina de História, Arte e Língua Portuguesa. Essa ação é relevante para que a Lei Federal 10639/03 não fique restrita a um ato legal e seja vista como  “letra morta”. Assim, a Lei Federal em questão deve significar comprometimento com um conhecimento que proporcionará uma efetiva formação de valores e atitudes de respeito e valorização da cultura e da história da África e de seus descendentes presentes na prática docente, e como consequência, na formação de nossos jovens para exercer uma cidadania plena.

OBJETIVO:-

  • Desenvolver nas equipes escolares valores éticos, estéticos e políticos nas relações étnicos raciais da cultura africana e brasileira.
  • Promover sua valorização.
  • Atender e debater questões relacionadas ao ensino da África: cultura africana e brasileira no Currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na perspectiva das disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa. Essa ação será desenvolvida com o projeto Sala de Leitura, na qual  apresenta a articulação entre a  Lei Federal 10639/2003, que pontua  o ensino da história e a valorização da cultura africana na educação básica com o Currículo de História da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

CONTEÚDO:-

  • Obra Literária: A Invenção do Ser Negro, fichado, e em slides, para servir como reflexão e discussão durante a orientação técnica. Será orientação disparadora para esse projeto;
  • Apresentação de possibilidades da utilização de linguagens artísticas e gêneros textuais para elaboração do projeto realizados pelos professores e alunos.

 

PÚBLICO ALVO:-

  • Alunos da Educação Básica;
  • Professores do projeto Sala de Leitura.
  • Professores de História e Arte

MEDOLOGIA:-

  • Pesquisas no acervo da Sala de Leitura e na Sala do Acessa Escola articulado com o Currículo oficial da SEE/SP;
  • Sistematização das informações levantadas na pesquisa por meio de registros;
  • Elaboração do produto e escolha de um gênero textual para ser divulgado e apresentado na semana que se reflete sobre a consciência negra (novembro);

PERÍODO:-

Setembro à Novembro de 2016

AVALIAÇÃO:-

Avaliação será realizada durante todo o processo de elaboração, execução e sistematização do projeto. Assim, todas as dúvidas serão revistas e conversadas com o grupo para serem resolvidas e repensadas.

BIBLIOGRAFIA:- Munanga Kabengele

Origens Africanas do Brasil Contemporâneo: Histórias, Línguas, Culturas e Civilização / Kabengele Munanga – São Paulo: Global 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com