TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico é parte fundamental da Escola, sem ele a mesma não tem estrutura, pois se pode comparar o PPP como os pilares da Escola, mas neste sentido seriam os pilares da Educação, aqueles que mantêm a estrutura e bom funcionamento.

Ao contrário do que muitos pensam, a construção do Projeto Político Pedagógico é coletivo, e não somente do Diretor ou do Corpo Docente, e sim de toda Comunidade Escolar, Pais, alunos, Professores.

[...]é essencial ‘o saber fazer’, o decidir coletivamente que se quer, para onde, como e por que ir, tendo em vista o perfil de aluno/profissional que pretende formar. O projeto Pedagógico tem como característica a qualidade de explicar o que existe, comprometer os envolvidos com a superação do atual estado de coisas com vistas á realidade futura. (Guimarães e Marin, 1998, p. 35-36)

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Vasconcelos, o projeto pedagógico:

É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes de instituição.

Sendo assim pode se perceber a importância que tal documento tem dentro de uma Escola, onde o mesmo se compõe de planejamento participativo ao qual Direção, Professores, Comunidades Escolar, Pais e alunos participam da sua elaboração, ou seja, sua construção se da de forma coletiva levando em conta toda a diversidade existente na Comunidade, em volta da Escola e dentro da própria Escola.

O Projeto Político Pedagógico envolve atividades para todo o ano letivo, envolve a avaliação permanente e compromisso com a transformação da escola. Refere-se a um plano global e parte do levantamento das dificuldades da Escola, projetando mudanças, estabelecendo objetivos e metas comuns a toda comunidade escolar.

Para este feito o Professor tem o papel de ajudar na construção do PPP, realizar a busca por novos conhecimentos, melhorando desta maneira a qualidade do ensino, bem como contribuir na formação de alunos críticos e reflexivos.

Além de ajudar na construção do PPP, o Professor deve conhecer o mesmo para colocar em prática o que está explícito no mesmo, bem como tornar desta maneira a aula uma fonte de troca de conhecimentos, um momento de discussão e reflexão.

3 CONCLUSÃO

Pode-se assim perceber que o trabalho coletivo e o empenho de todos na construção do Projeto Político Pedagógico são fundamentais para se chegar a um único objetivo, a uma proposta que além de trazer a realidade dos alunos para dentro da escola e sala de aula, façam com que os mesmos percebam que são importantes neste contexto.

Sendo assim também se percebe a importância de se discutir a Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com