TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto uso do celular em sala de aula

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nome para o projeto de intervenção: O celular na sala de aula:

Ferramenta complementar do ensino-aprendizagem.

Público alvo: Este projeto beneficiará todos os alunos do ensino fundamental séries finais e ensino médio, professores, juntamente com a equipe pedagógica, funcionários e comunidade.

TEMA:

O uso do celular no âmbito escolar.

JUSTIFICATIVA:

A escola é um espaço que possibilita intervir na formação de opinião, conceitos e consciência dos alunos. O uso do celular em sala de aula estabelece um sério problema, pois os alunos são atraídos o tempo todo por os recursos da mídia, deixando de lado as explicações e os afazeres propostos em sala de aula. Tal atitude vem gerando conflitos entre professores e alunos, o que acarreta prejuízo para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, o celular é uma mídia extremamente popular e acessível entre os adolescentes, a maioria deles possui, gosta e sabe usar. Partido disso pensa-se em uma utilização didática para essa mídia em uma tentativa de desmistificar a ideia do celular como aborrecível e lesivo a aprendizagem em sala de aula. O presente Projeto Pedagógico tem a intenção de incluir as tecnologias do uso do celular de forma ética no âmbito escolar, incutindo limites e regras ao aluno quanto ao seu uso de forma adequada.

OBjetivo Geral:

Desconstruir o conceito de que o celular é algo lesivo a aprendizagem, comprovando, que quando bem usado, pode ser uma ferramenta influente para compartilhar o conhecimento e enriquecê-lo. Específicos  Criar estratégias para a utilização do celular como ferramenta complementar do ensino-aprendizagem.

Instigar o uso de aplicativos educacionais (referente a cada conteúdo) aprimorando o processo ensino-aprendizado; · Estimular alunos a utilizarem os recursos tecnológicos disponíveis no celular, associando-os ao seu cotidiano, despertando o prazer e o interesse aos conteúdos curriculares aplicados; · Discutir a importância do uso do celular como ferramenta tecnológica no contexto educacional; · Contextualizar o uso do celular na gravação de vídeos, tais como: documentários, entrevistas, registros, e outros; · Utilizar o celular como recurso didático nas tarefas desenvolvidas em sala de aula, agregando diferentes tecnologias como fonte de ensino, aprendizagem e suporte para a produção textual; · Utilizar mídias digitais para a reflexão crítica do uso da imagem e do som na sociedade contemporânea; · Produzir textos escritos e orais a partir das imagens capturados com o uso do celular.

EMBASAMENTO TEÓRICO:

Ao longo das duas últimas décadas, tendo início primeiramente nos Estados Unidos e no Japão, o mundo globalizado assistiu ao surgimento de um fenômeno social e cultural que atravessa a cultura contemporânea de forma inapelável: a disseminação do uso dos telefones celulares, que passaram a constituir parte importante do cotidiano de um número crescente de indivíduos, em todas as partes do planeta. No contexto da sociedade de consumo globalizada, o telefone celular consolida-se como um dos artefatos símbolo da contemporaneidade. (SILVA, 2007, p. 2). O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) aumentam os desafios da realidade escolar. Professores precisam se adaptar a realidade esboçada pelas TIMS. Em meio as TIMS, temos o celular, um aparelho popular, com aplicativos que podem vir a ser utilizados em sala de aula como recurso pedagógico. No ponto de vista de Saccol, Schlemmer e Barbosa (2011, p.30), “Em boa parte das instituições formais de ensino o uso de telefones celulares é restrito, por uma espécie de convenção social.”

É cogente que o educador dirija um novo olhar para os recursos tecnológicos que vão surgindo, a fim de inseri-los a sua prática pedagógica, tornando-o ferramenta de apoio ao educador e ao aluno. Segundo Gadotti (2000), é preciso dominar mais metodologias e linguagens, inclusive a linguagem eletrônica, visto que com a adoção do uso da informática na educação, a função da escola será cada vez mais a de ensinar a pensar criticamente.

AÇÕES INTERVENTIVAS NOS CONTEÚDOS DE: Educação Física:

-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: · Só educa – educação física · Exercícios físicos · Índice de massa corporal · Endomondo Colocando em prática: Com o aplicativo endomondo, o aluno poderá acompanhar o seu condicionamento físico (duração do exercício, velocidade, calorias, freqüência cardíaca) durantes as aulas práticas.

Os aplicativos Só educa-educação física, exercícios físicos e índice de massa corporal, possuem diversos assuntos e curiosidades sobre a disciplina de educação física, apresentam vídeos e imagens de alongamentos e exercícios aeróbicos e anaeróbicos que facilita aprender o que é discutido em sala de aula, todo o conteúdo abordado nos aplicativos citados podem ser utilizados como acervo, o professor pode propor debates sobre os assuntos tratados.

Inglês: -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: · Busuu.com · W-língua

Live moncha Colocando em prática: O w língua, bussu e live moncha podem ser sugeridos aos alunos a fim de melhorar e facilitar o ensino do inglês em sala de aula, este curso conta com um aplicativo de qualidade, possui 600 lições de inglês. Melhora as principais áreas: Redação, conversação, compreensão oral, leitura. Biologia: -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: · Lookbio – biologia · Biologia 100 exercícios · Dicionário de biologia free Colocando em prática: O LookBio facilita o acesso dos alunos á assuntos Introdução à Biologia, Bioquímica, Citologia, Taxonomia e Reino dos Seres Vivos. Todos os assuntos da biologia abordados de forma curta e direta. Com Biologia 100 exercícios, os estudantes com o auxilio do professor poderão se preparar melhor para o ENEM e vestibulares, pois este aplicativo contém exercícios gabaritados, que poderão ser resolvidos em sala de aula e comentados em forma de debate. O dicionário Biologia free, pode ser utilizado freqüentemente nas aulas de biologia, para consulta de palavras desconhecidas. Português: -Leitura de imagem: educando o olhar; -Tecnologia- Programa movimake- Produzindo fotos e sonorizando imagens; -Tecnologia- Criação de portfólio digital; -Gênero Textual: crônica (Tema, enredo, título, espaço, foco narrativo, personagem, narrador, adequação da linguagem)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com