TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção da Saúde Mental no Centro de Referência de Assistência Social

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de ação

Tema

Promoção da saúde mental no Centro de Referência de Assistência Social

Justificativa

Nossa sociedade está doente mentalmente e emocionalmente. Existe um crescimento acelerado nos casos de problemas de saúde mental/emocional em crianças e adolescentes no Brasil, além de um aumento drástico de casos de professores com problemas de saúde mental, o qual dobrou nos últimos anos. O aumento nas taxas de depressão e suicídio juvenil é alarmante, se fazendo urgente a adoção de medidas para promover a saúde mental das nossas crianças e adolescentes. O CRAS é um ambiente perfeito para abordar este público, uma vez que ele já está inserido em massa neste meio e tem aí boa parte da sua interação social.

Objetivos

  • Proporcionar autoconhecimento e consciência emocional;
  • Estabelecer conexão entre os usuários, para obtenção de um ambiente empático e livre de bullying;
  • Proporcionar aos usuários ferramentas para formarem novas visões de si mesmos e do mundo, mais amplas, com mais significado e propósito;
  • Criar um ambiente de acolhimento, onde os usuários se sintam à/.; vontade para compartilhar seus pensamentos e emoções;
  • Formar pessoas capacitadas não apenas intelectualmente, mas também mentalmente e emocionalmente, visando a formação do ser como um todo.

Proposta de trabalho

        Minha proposta de trabalho para o Centro de Referência de Assistência Social é que seja dada a devida atenção à saúde mental, através da criação de um plano de disseminação de informações a respeito deste tema para todos os ambientes do Centro de Referência (funcionários, usuários e pais).

        Para tal proponho a realização de workshops e bate papos no Centro de Referência de Assistência Social com todos os profissionais, abordando temas atuais como autoconhecimento, depressão, ansiedade, bullying, suicídio, inteligência emocional, competência socioemocional, comunicação não violenta, drogas, entre outros. Onde primeiro se apresentaria o tema em questão e após a explanação do especialista, abre-se espaço para que o público faça perguntas.

Tais atividades podem ser realizadas aos sábados, com periodicidade bimestral, em parceria com voluntários que atuem com os temas em questão, ou até mesmo em parceria com a Secretaria de Saúde que pode disponibilizar profissionais da área de saúde mental ou terapias integrativas.

Os temas a serem abordados nos workshops podem ser escolhidos em comum acordo através de enquete no Centro de Referência de Assistência Social.

Para que se tenha adesão da comunidade ao projeto, são necessárias algumas ações para divulgar o projeto e atrair os envolvidos. O maior meio de divulgação nos dias atuais são as redes sociais. A utilização correta desse canal pode ser um meio eficaz de melhorar o nível de conexão de toda a comunidade atendida.

As redes sociais devem servir como canal de comunicação entre toda a comunidade, sendo nela poderão ser postadas todas as atividades, informativos sobre eventos, comunicado quando uma turma é liberada mais cedo, até mesmo bilhetes para os pais que hoje são enviados impressos podem ser postados nas redes sociais. Expor aos pais o dia a dia do Centro de Referência de Assistência Social é uma forma de criar uma aproximação entre eles e a comunidade atendida.

A postagem de conteúdos com temas abordando a saúde mental, o bullying, o autoconhecimento, autodesenvolvimento e competência socioemocional, direcionadas para toda a comunidade atendia deve ser feita de forma contínua, para disseminação das informações para a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com